Gato no teclado? Pedindo atenção e comida o dia todo? Vem com a gente resolver essa parada
Gatos são maravilhosos. E são também inteligentes e insistentes. Se você tem o home office como estilo de vida, talvez passe por algumas dificuldades felinas em sua jornada diária.
As situações mais comuns são: – gatos que escolhem o teclado, o notebook, a mesa, a cadeira e o colo do tutor como cama; – gatos que pedem atenção, carinho e comida em vários momentos do dia.
A primeira dica é: perceba que TODOS os comportamentos dos animais têm uma função. Eles não fazem nada para nos infernizar, garanto! Vamos, então, pensar nessas funções?
O gato que escolhe deitar no seu colo ou na sua mesa o dia inteiro pode estar buscando interagir com você, deitar em um lugar quentinho ou em um local elevado.
Como resolver? Crie refúgios/caminhas perto da sua mesa de trabalho, de forma que não atrapalhe suas atividades, mas que sejam atraentes para o gato.
Gatos PRECISAM ter refúgios elevados, porque são locais em que eles se sentem seguros e com mais controle sobre o ambiente. No fim deste conteúdo, vou deixar um link sobre isso.
Os refúgios precisam ser irresistíveis: além de elevados, podem ter cobertas, brinquedos e oferecer uma bela vista da janela, por exemplo. Tem vários gatos? Então são necessários vários refúgios.
Além disso, podemos criar uma associação positiva do gato com esses locais, por meio das recompensas — alimentos preferidos pelo gato, carinho e brincadeiras.
Já o gato que pede atenção, carinho e comida pode estar realmente com fome, entediado ou pode ter aprendido que é assim que ele consegue tudo.
Como resolver? Estabeleça uma rotina com horários de alimentação, treinos, brincadeiras, escovação e quebra-cabeças alimentares. No fim deste conteúdo, vou deixar um link sobre isso.
Essa rotina precisa ser CONSISTENTE, ou seja, deve ser executada todos os dias, mais ou menos na mesma hora. Quando for se planejar, pense em horários que você consegue manter.
Verifique também a quantidade adequada de alimento a ser fornecida, consultando o veterinário e as instruções da embalagem.
Depois que você estabelecer uma rotina adequada, com os estímulos necessários para o bem-estar dos felinos, é importante ter disciplina.
Essa disciplina deve ser tanto no sentido de manter a rotina todos os dias quanto de não ceder aos apelos fora de hora.
E nunca, nunca mesmo, grite, dê bronca ou jogue spray de água no seu gato. Ele está apenas sinalizando uma necessidade. A punição prejudica o vínculo entre vocês e não facilita o aprendizado.
Devemos pensar no que QUEREMOS que o animal faça, em vez de focar no que incomoda. Gatos são TREINÁVEIS, basta usar o reforço positivo da maneira correta.