Conheça curiosidades e funções dessas estruturas que servem para várias coisas, além de exalar fofura!
As almofadinhas, como carinhosamente chamamos os coxins das patinhas dos gatos, são encantadoras. Mas você sabia que elas também têm várias funções?
Os coxins são estruturas densas e sensíveis, que absorvem o impacto e permitem ao gato andar sem fazer barulho, uma característica muito útil na hora da caça.
Eles funcionam como “freios”. O atrito entre a superfície e as almofadinhas serve para reduzir escorregões e derrapagens.
As almofadinhas possuem glândulas sudoríparas écrinas* e glândulas sebáceas. E entre os dedinhos existem glândulas que secretam feromônios.
Quando um gato usa um arranhador, por exemplo, ele deixa ali um “cheirinho”, um sinal químico que identifica seu território. Por outro lado, um gato muito estressado pode “suar” pelas patas.
Os coxins auxiliam os gatos a detectar mudanças na temperatura e também diferentes texturas, evitando que eles se machuquem.
As cores dos coxins são influenciadas pelas cores da pelagem. Gatos frajolinhas e tricolores costumam ter manchas nas almofadinhas também.
Cuidados A sensibilidade dos coxins é um dos motivos pelos quais os gatos não gostam que a gente encoste nas patinhas. E também é um dos motivos de eles preferirem areias sanitárias finas.
Cuidados Almofadinhas ressecadas ou machucadas devem ser analisadas por um veterinário, porque o tratamento incorreto pode levar a dores prolongadas e infecções.
Cuidados Os gatos geralmente conseguem fazer a limpeza das patas muito bem. Mas, em uma situação excepcional, caso seja necessário, utilize lenço umedecido apenas com água.
Quer saber mais sobre comportamento felino?