A rotina da casa e o tempo dedicado a cada atividade mudam com a chegada de um bebê. Será que você e seu cão estão preparados para isso?
Se você tem um cachorro e está planejando aumentar a família; ou já está esperando um novo integrante humano, essas 6 dicas são para você colocar em prática A PARTIR DE HOJE!
Treine pedidos como “senta”, “deita”, “caminha”, “fica” quando você estiver: - sentado(a); - em pé, com os braços ocupados; - a uma distância um pouco maior que a costumeira. Recompense os acertos!
Prepare um estoque maior de brinquedos recheados congelados e itens de roer com complementos atraentes, para manter a rotina de forma mais fácil.
Analise a rotina atual e imagine as principais mudanças com a chegada do bebê. Estude maneiras de flexibilizar os horários, mantendo as prioridades. Bebê demandam flexibilidade.
Observe as maneiras utilizadas pelo cão e a frequência com a qual ele busca sua atenção. Você atende sempre os pedidos? Procure orientação qualificada para aprender alternativas, a hora é agora!
Pratique treinos relacionados ao relaxamento do cão diante de uma separação física, como um portãozinho, por exemplo, evitando que ele associe o objeto à frustração ou ansiedade.
Permita que o cão participe do processo, deixe que ele conheça os objetos do quarto do bebê, faça treinos de habituação aos sons de choro (com gravações) e das rodas do carrinho, por exemplo.
E depois que o bebê chegar? Você terá uma oportunidade incrível de educá-lo para uma relação respeitosa e contribuir para que tenhamos uma nova geração “alfabetizada” em linguagem canina!