Ano novo, caixa de areia nova!

Orientações para uma caixa de areia ideal para o seu gato, sem receitas mirabolantes e com muito bem-estar!

A caixa de areia ideal deve levar em consideração características: – do gato: idade, saúde, mobilidade, tamanho; – do ambiente: quantidade de gatos, espaço, localização; – da própria caixa: tamanho, profundidade, material e tipo de substrato (areia sanitária).

A caixa de areia preferida pela imensa maioria dos gatos é aberta (sem tampa) e espaçosa (o comprimento do gato, mais meio gato).  Ele deve conseguir, pelo menos, dar a volta em torno de si dentro da caixa.

Para evitar que sua casa vire uma praia de areia sanitária, é importante também que ela seja profunda, evitando o espalhamento. MAS para filhotes, velhinhos e gatos com mobilidade reduzida, é necessário que a caixa tenha algumas laterais mais baixas, facilitando o acesso.

O número de PONTOS DE ELIMINAÇÃO deve ser o NÚMERO DE GATOS, MAIS UM. ATENÇÃO: várias caixas juntas no mesmo local = uma única caixa, aos olhos do gato. Temos que fornecer pontos diferentes e afastados dos locais em que eles comem, bebem água, brincam e descansam.

Os espaços das caixas devem ser tranquilos e de fácil acesso, evitando que o gato se sinta encurralado. Ou seja: escondido lá no box do banheiro ou ao lado da máquina de lavar podem não ser boas escolhas.

A caixa deve ser feita de material leve e de fácil limpeza. O mais comum é o plástico — que precisa ser de boa qualidade. Na medida em que a caixa se desgasta, aumenta o risco da proliferação de micro-organismos. Uma caixa com material de qualidade inferior precisará ser substituída com muito mais frequência.

O substrato (areia) ideal é fino, sem cheiro e que forma torrão em contato com a urina. Granulados de madeira, pedras brancas e alguns tipos de sílica estão no grupo menos indicado.  Esses produtos absorvem a urina e permanecem na caixa até sua substituição completa. Imagina frequentar um banheiro em que nunca se dá a descarga após o número 1?

A quantidade de areia deve corresponder a uma altura de pelo menos dois dedos em relação ao fundo da caixa. Reponha sempre que observar que o nível baixou. Muito cuidado com as “receitas” da internet que recomendam o uso de produtos alimentícios, que não foram preparados para receber dejetos de animais; e de aditivos para redução do odor.

A retirada dos torrões de urina e das fezes deve ser feita pelo menos 2x por dia. a caixa deve ser lavada a cada semana, com água e sabão neutro. Não use desinfetantes ou qualquer outro produto com odor.

Precisa trocar as caixas de areia do seu gatinho?

petsdalets

Aplique o cupom

E ganhe 10% de desconto nas caixas de areia e qualquer outro produto do site:

Separador de seção creme

Quer saber quais "atalhos" nós usamos na caixa de areia e que os gatos odeiam?

Consultora certificada em comportamento felino e canino. Pós-graduada em Comportamento Animal, única profissional sul-americana certificada pela Pet Sitters International.

Separador de seção creme

Letícia Orlandi