Todos os gatos são indivíduos e sempre haverá exceções que confirmam as regras. Mas algumas coisas são consensos entre os felinos, estão “escritas” no DNA deles. Que tal começar pelo que eles amam?
1
Pera lá, preciso deixar meu gato sair e caçar? JAMAIS! Mas precisa oferecer sessões diárias de brincadeira. A brincadeira fornece estímulos físicos e mentais saudáveis, é uma NECESSIDADE.
Gatos preferem observar o ambiente de cima, protegendo-se de predadores e identificando as possíveis presas e competidores. Pense na sua casa em três dimensões e ofereça superfícies em diferentes alturas, com móveis e prateleiras.
2
3
Além da verticalização, o ambiente para o gato deve incluir uma distribuição estratégica de locais para descansar, comer, beber, brincar e fazer as necessidades. Janelas teladas e caixas de papelão também são um must have da decoração felina.
Sim, gatos gostam de dormir e tiram várias sonecas por dia. O erro é achar que eles gostam SÓ disso. Volte ao item 1 e lembre-se: gatos são crepusculares, estão mais ativos nas transições entre dia e noite.
4
O calor do sol ajuda os gatos a regularem a temperatura corporal e oferece o conforto ideal para uma sonequinha bem gostosa. Atenção aos gatos de pelo claro e curto, eles podem precisar de proteção solar.
5
Sol
Eles precisam arranhar. Não só para retirar a camada superficial das unhas, mas também para fortalecer seus membros, alongar o corpo e MARCAR território com feromônios e marcas visuais (o que para nós parece destruição).
6
Cada gato terá uma preferência em relação à LOCALIZAÇÃO e TEMPO de duração dos carinhos. Queixo, orelhas e bochechas geralmente são apreciados. Acaricie por poucos segundos e observe. É melhor esperar que o gato venha até você.
7
8
Gatos gostam de ter uma rotina PREVISÍVEL, o que não significa rotina pobre. Oferecer brincadeiras, treinamento, atividades de enriquecimento alimentar e sessões de carinho de forma consistente vai fortalecer muito o vínculo entre vocês.
A origem dos gatos domésticos está em animais que viviam em regiões desérticas. A maior parte da umidade vinha das presas caçadas. Por isso, eles não são grandes bebedores de água, precisam ser estimulados com fontes e bebedouros espalhados.
9
Gatos NÃO SÃO antissociais ou “independentes”. Eles criam vínculos e sentem falta da companhia de pessoas e até de outros animais, desde que tenham condições para dividir bem o território e seu espaço seja respeitado.
10
...que chegou até aqui, que tal conhecer o outro lado da moeda? Você vai se surpreender!