A resposta pode te surpreender!
Você acorda e a primeira coisa que vê é o bumbum do seu gato, virado diretamente para sua cara, com tudo à mostra. Qual sua reação:
ecaaaaaa ou ounnnnnn?
Para decifrar esse comportamento, precisamos entender um pouco das características, linguagem e comunicação dos gatos, que quase sempre parecem misteriosas para os humanos.
1. Dependendo do contexto, gatos que se encontram levantam a cauda e cheiram o bumbum mutuamente como forma de ‘cumprimentar’ e colher informações a partir de odores e feromônios.
Feromônios não têm apenas função sexual. Essas substâncias mandam mensagens para outros indivíduos da espécie também sobre vínculos sociais, estresse e território, por exemplo.
2. Quando os filhotes estão nas primeiras semanas de vida, a mãe gata os estimula a defecar por meio da limpeza da região perianal.
Não, seu gato não espera que você faça o mesmo! Mas é possível que eles associem a situação a sensações de prazer, carinho e atenção, e memorizem dessa maneira.
3. Em vida livre, gatos são predadores, mas também são presas. Eles só vão ficar de costas para outro animal se sentirem segurança. Pode ser, portanto, um sinal também de confiança.
4. Em alguns casos, pode ser também um mero “acidente”. Seu gato está animado, ou se espreguiçando, com a cauda para cima, e a posição faz com que sua visão caia direto na bundinha dele.
O que fazer quando meu gato faz isso?
É um comportamento natural e inofensivo, mesmo que pareça estranho para nós. O gato que faz isso ficará satisfeito com carinho em suas áreas preferidas do corpo.
Meu gato não faz isso, ele não me ama?
Até gatos da mesma ninhada e que foram criados juntos têm personalidades diferentes, preferências e formas próprias de demonstrar confiança.
Algumas formas de um gato demonstrar que está feliz na sua presença: esfregar-se; ficar perto; dar cabeçadinhas; deitar no colo; andar com o rabo pra cima e a pontinha curvada; piscar lentamente.
Vamos saber mais sobre a linguagem dos gatos?