Mais do que uma simples mania engraçada, essa paixão tem pelo menos 6 motivos!
A 5ª temporada pode até ter sido a última da série espanhola “La casa de papel” na Netflix, mas a CAIXA DE PAPELÃO seguirá sendo um sucesso na casa dos gateiros. Bora saber os porquês!
Tocaia perfeita As brincadeiras preferidas dos gatos envolvem simular a caça. E a tocaia faz parte do processo. A caixa de papelão fornece um esconderijo perfeito para surpreender a “vítima”.
Conforto térmico e tátil Gatos estão sempre buscando formas de manter o corpo quentinho, mesmo morando em um país tropical. O papelão é isolante e tem uma textura bastante agradável aos felinos.
Proteção A caixa traz a sensação de proteção em relação a possíveis predadores. O gosto pelas tocas, especialmente em momentos de descanso, permanece até quando esses perigos não estão presentes.
Para que a caixa seja ainda mais efetiva nesse quesito, faça uma “entrada” e uma “saída”. Assim, o gato percebe que tem uma rota de fuga (especialmente se um coleguinha quiser entrar também).
Arranhar é preciso O papelão convida a arranhar, um comportamento essencial. Alguns gatos podem também morder a caixa — se não houver doenças orais e ingestão do material, não precisa se preocupar.
Odor suave na nave Gatos preferem manter distância de odores fortes. As caixas de papelão geralmente têm odor leve e natural. Se for necessário higienizar, lembre-se disso e use produtos neutros.
Preferência por formas Em 2020, o estudo “If I fits I sits” recrutou gatos (meu gatinho de 8 anos, o Fuleco, representou o Brasil) para investigar essa preferência por determinados espaços.
Utilizando ilusões de ótica, a pesquisa colheu indícios de que gatos são atraídos por espaços delimitados em formas quadradas, mesmo que em duas dimensões (e não só caixas reais)!
Pode ser frustrante quando o gato prefere a caixa de papelão do que a caminha chiquérrima que veio dentro. Mas, depois desses 6 motivos, fica mais fácil entender seu gatinho, né?