Somos treinados pela sociedade a fazer comparações constantes, utilizando medidas de “sucesso” definidas por outros: dinheiro, títulos, carros, número de seguidores, votos no paredaun…
Se você ficar o tempo todo comparando a evolução do treinamento e modificação comportamental do seu cão com outros tutores, nunca estará feliz. Isso nos impede de ver nossos pequenos sucessos.
Cada indivíduo aprende em um ritmo próprio, de acordo com recursos disponíveis, ambiente, experiências durante a vida, genética, personalidade e fatores como a saúde.
A experiência de um não invalida a de outro. Alguns cães têm características que tornam mais fácil aprender um determinado comportamento, enquanto outras tarefas serão mais difíceis.
Muitos posts nas redes sociais mostram os resultados de um processo gradual e longo. Vemos apenas o palco, mas não temos acesso aos bastidores.
Sua comparação deve ser apenas com o ponto de onde você e seu cão saíram: - o que já aprenderam? – o que melhorou? – o que é mais fácil ensinar para ele? – quais são as maiores dificuldades até agora?
Lembre-se de que, considerando todos os aspectos que influenciam o desenvolvimento de um cachorro, você pode fazer tudo “certinho” e ainda assim precisar lidar com questões comportamentais.
Somos responsáveis, é claro! Devemos escolher métodos de treinamento baseados em reforço positivo, sem uso de técnicas que afetam o bem-estar físico e emocional dos cães.
Mas ser responsável e consciente não é sinônimo de ser culpado por tudo. Nem filhotes podem ser considerados “folhas em branco”! Seja gentil com seu cão E TAMBÉM COM VOCÊ.
Se você está tendo dificuldade com algum comportamento do seu cachorro, jogue a culpa, a comparação e a competição com os outros no paredão e procure um treinador positivo.
Porque cria um ambiente propício ao aprendizado e à modificação comportamental duradoura.
Porque pode ser utilizado para treinar cães de qualquer porte e raça; e com qualquer tipo de problema comportamental.
Porque constrói relações baseadas em confiança e tem o respaldo de um conjunto sólido e atualizado de evidências científicas.
No fim das contas, a qualidade do relacionamento e da comunicação construídos ao longo da convivência é que sempre vai determinar a qualidade do aprendizado do seu cão.