Bolha rosa

O polêmico pontinho vermelho

Afinal, gato pode ou não pode brincar com laser?

Bolha rosa

O laser é um brinquedo bastante controverso no mundo dos gateiros: alguns já ouviram que é proibido usar; outros já receberam essa recomendação de brincadeira até de veterinários.

Bolha rosa

Os dois lados têm argumentos válidos. Bora resolver essa parada?

Bolha rosa

Pra começar, por que o laser seria “proibido” ou maléfico para os gatos?

Bolha rosa

As principais razões são a frustração felina de perseguir repetidamente o pontinho vermelho e nunca pegar nada; e o risco de apontar o laser diretamente para o gato, especialmente para os olhos.

Bolha rosa

Os dois riscos são reais. Mas podem ser DRIBLADOS! Para evitar a frustração excessiva, deixe preparados alguns petiscos, grãos de ração e brinquedos, como ratinhos e bolinhas.

Bolha rosa

Ao brincar, os gatos estão praticando uma perseguição à presa. Em alguns momentos, jogue o alimento próximo ao gatinho ou aponte a luz para um brinquedo. Ele vai sentir que pegou algo “de verdade”.

Bolha rosa

Outra opção é começar a brincadeira com o laser e depois trocar para a varinha, assim, haverá uma presa “real”. Não use modelos de laser automáticos, que soltam o feixe de luz aleatoriamente.

Bolha rosa

Isso evita que o gato perca interesse pelo brinquedo ou até mesmo redirecione a frustração de forma agressiva.

Bolha rosa

É importante também reduzir o ritmo da brincadeira gradualmente, antes de parar. A interrupção repentina é muito frustrante.

Bolha rosa

O laser deve ser apontado para o chão e paredes simulando uma presa. E não para estimular o gato a pular e correr alucinadamente - isso diverte apenas os humanos.

Bolha rosa

Outro cuidado deve ser de NUNCA apontar o laser diretamente para o gato, especialmente na direção dos olhos, pois há risco de lesão.

Bolha rosa

E por que há profissionais que RECOMENDAM o laser? Porque incentiva exercícios físicos, oferece estímulos mentais e, se usado corretamente, promove oportunidades de exibir o comportamento predatório.

Bolha rosa

Para atender a essas necessidades felinas, é importante fazer um rodízio entre os brinquedos. Nem todo gato vai se interessar pelo laser, e isso é normal. Faça testes para identificar preferências.

Bolha rosa

Separe pelo menos dois momentos, de 15 minutos cada, para brincar com seus gatos diariamente, garantindo sessões individuais de brincadeira. Gatos são sociais, mas caçam sozinhos.

Bolha rosa

RESUMINDO: – incorpore presas reais à brincadeira; – não aponte a luz para o gato; – não interrompa de repente; – faça movimentos realistas; – evite exageros; – faça rodízio entre brinquedos.

Consultora certificada em comportamento felino e canino. Pós-graduada em Comportamento Animal, única profissional sul-americana certificada pela Pet Sitters International.

Separador de seção creme

Letícia Orlandi