Se você já sabe o que os gatos AMAM*, que tal um choque de realidade e descobrir o que eles odeiam?
1
Invista em TREINAMENTO e condições ambientais para que eles ESCOLHAM interações.
Gatos não gostam de ser contidos e obrigados a dividir espaços. Exames, medicação, conviver com outros animais, crianças e adultos estilo “Felícia” podem ser desafios!
Os gatos têm uma audição incrível, superior inclusive à dos cães (e muito superior à nossa). Eles podem se assustar facilmente com objetos como aspirador e campainha. O treinamento pode prevenir e tratar esse tipo de reação.
2
3
A maioria dos humanos adora um perfume, xampu cheiroso e desinfetante com “cheiro de limpeza”. Os gatos detestam — eles têm 40 vezes mais células receptoras olfativas. Dê preferência a produtos neutros.
Gatos se adaptam bem a uma ROTINA previsível (que não quer dizer pobre) e sentem-se seguros em AMBIENTES que têm suas referências territoriais (odores, marcas, recursos). Mudanças repentinas afetam seu bem-estar.
4
Quanto menos a caixa de areia é limpa, maior a chance de o gato procurar outra opção. A caixa deve ter o tamanho de um gato e meio; utilizar areia fina, sem cheiro, que forme torrão; e ser limpa duas vezes por dia.
5
Estar em um carro em movimento, sem controle de nada, pode ser bastante assustador para os gatos. Isso se agrava quando eles são transportados de forma incorreta. TREINAMENTO e MANEJO serão grandes aliados!
6
Ter coisas em volta do corpo, sem poder tirar, é algo que incomoda a imensa maioria dos gatos. Em datas comemorativas (ou qualquer data), deixe fantasias, acessórios e enfeites para os humanos.
7
Gatos precisam ter rotas de fuga disponíveis para se sentirem seguros.
8
Pode ser uma boa toca, móveis para subir, caminhos fixos nas paredes, túneis… Tudo que permita uma saída rápida de uma situação de potencial conflito.
Se não tiver opção, o gato acaba bebendo, mas sempre com a desconfiança de não ser uma água realmente limpa. SETORIZE - comida longe da água; e as duas longe da caixa de areia.
9
Uma porta que sempre ficava aberta passa a ficar fechada: isso significa, para o gato, perda de controle sobre o território. Alguns se incomodam mais, outros menos, mas com certeza haverá um período de adaptação à “novidade”.
10
Algum desses itens te surpreendeu? O comportamento natural do gato ainda é um mistério para muitos que convivem com eles, mas sempre é tempo de aprender!