A hora é agora!
Ofereça escolhas Você já parou para pensar que, de certa forma, os cães estão em “cativeiro”? Por serem animais domésticos e sociais, eles têm vários benefícios a partir da convivência conosco, mas…
Eles têm pouquíssimas oportunidades de controlar o que acontece. Para onde vão; o que comem, quando e como recebem o alimento; quais atividades realizam; com quem interagem...
A sensação de ser “dono da própria vida” é ótima, não é? Pois é, oportunidades para fazer escolhas saudáveis e seguras promovem bem-estar.
Um caminho diferente no passeio, opções de desidratados mastigáveis, alternativas de jantar (dentro dos limites da dieta de cada um, é claro) e decidir se quer ou não passear são escolhas possíveis.
Comida para o cérebro Estímulos para aprender e manter o cérebro ativo contribuem para reduzir o estresse e ampliar o repertório comportamental dos cães.
Isso previne não só problemas comportamentais, mas também disfunções que podem surgir com o envelhecimento. A rotina dos cães de todas as idades deve ser consistente, mas não monótona.
Ensinar um novo comportamento (= “truque”) e oferecer novos desafios de enriquecimento alimentar* a cada semana são formas simples de manter o aprendizado contínuo.
*saiba mais no final deste conteúdo
Sono da riqueza Sono e descanso de boa qualidade são elementos geralmente subestimados na rotina dos cães urbanos.
Dependendo da idade e do estilo de vida, cães precisam de 12 até 20 horas de sono por dia. Ofereça atividades tranquilas e ambientes confortáveis para incentivar o relaxamento e o descanso.
E está tudo conectado: pesquisadores compararam cães que tiveram experiências positivas e negativas antes de dormir e avaliaram como foi o descanso deles, por meio da polissonografia.
Houve mudanças significativas na velocidade em que os cães adormeceram e também na estrutura do sono. Ou seja, caprichando nos dois itens anteriores, você também vai favorecer o terceiro.
Saiba mais sobre elementos essenciais para o bem-estar do seu pet: