Bolha rosa

2ª EDIÇÃO

3 mitos sobre cães para DESAPRENDER AGORA!

Bolha rosa

Vem com a gente nesta 2ª edição e desaprenda mais 3 mitos que afetam negativamente a sua vida com seu cachorro!

Bolha rosa
Seta
Bolha rosa

“Meu cachorro faz ___ porque ele é dominante” Você pode preencher a lacuna acima com QUALQUER comportamento: puxar a guia no passeio, sair antes de você pela porta. Qualquer um! MAS...

Bolha rosa

Conforme explicamos na 1ª edição, nos anos 1990, a teoria da dominância ou do “alfa” foi revista pelo próprio cientista que a popularizou, David Mech.

Bolha rosa

Em grupos de cães, podem surgir comportamentos de prioridade sobre recursos. Mas não há uma hierarquia linear (ou seja, a figura do “alfa”) e isso não se aplica à relação com humanos.

Bolha rosa

No entanto, programas de TV continuam apostando nessa ideia desatualizada. Mas você, como alguém que quer o melhor para seu cão, vai buscar métodos modernos e eficientes, né?

Bolha rosa

Nossos cães têm domínio sobre quase NADA em suas vidas, dependem de nós para quase tudo. Nós é que somos dominantes, sempre. Devemos batalhar para oferecer mais escolhas e bem-estar a eles.

Bolha rosa

“Meu cachorro não pode ganhar nada de graça” Esta é outra ideia ultrapassada, que nos leva inclusive a privá-los de comida quando não fazem o que estamos pedindo.

Bolha rosa

Treinos devem ser funcionais, mas também divertidos. Se o cão não está progredindo, pode haver várias razões: há muitas distrações no ambiente para o nível de treinamento dele, por exemplo.

Bolha rosa

Portanto, o alimento básico do animal não pode estar associado sempre ao atendimento de pedidos e contextos de treino. Deve haver equilíbrio! E momentos para relaxar.

Bolha rosa

Cães merecem não só o céu, mas também várias coisas de graça! Que tal oferecer aquele alimento que ele adora (e não é rotineiro) em um momento em que ele está só sendo lindo?

Bolha rosa

Desde que não haja exageros nas calorias, esses momentos vão contribuir para o vínculo, a confiança e a construção de uma excelente relação entre vocês.

Bolha rosa

“Ele sabe que fez errado” Esse mito tem vários disfarces, tipo: “ele faz para provocar”, “ele faz de propósito”, “ele só faz quando eu estou olhando”, “ele está se vingando por ter ficado sozinho”...

Bolha rosa

Esse pensamento é um reflexo de como atribuímos aos animais características humanas. Cães NÃO FAZEM NADA para nos provocar ou se vingar. Eles não sabem a diferença entre certo e errado.

Bolha rosa

Códigos morais pertencem apenas ao mundo humano. Cães sabem o que funciona para atender a uma necessidade (ex.: roer sapato) e quais comportamentos são reforçados (ex.: pular em pessoas = carinho).

Bolha rosa

Precisamos entender essa função e oferecer meios para redirecionar o comportamento, como brinquedos e petiscos próprios para roer; e recompensas/carinho quando estiver tranquilo, nesses exemplos.

Separador de seção creme

E você? Já ouviu esse mitos por aí? Confira aqui embaixo a 1ª edição e aprenda mais sobre seu cachorro!

Consultora certificada em comportamento felino e canino. Pós-graduada em Comportamento Animal, única profissional sul-americana certificada pela Pet Sitters International.

Separador de seção creme

Letícia Orlandi