A ciência tenta explicar esse fenômeno estranho, que tem até nome. Entenda
A cor da pelagem de um gato desempenha um papel muito importante em seu destino. Estudos já confirmaram que gatos pretos ficam, em média, 6 dias a mais em abrigos do que gatos de outras cores.
Cada dia a mais em um abrigo aumenta em 5% as chances de um gato contrair doenças do trato respiratório superior. Seis dias = 30%.
A queda de imunidade mediada pelo estresse favorece o aparecimento de sintomas de várias doenças, o que torna a adoção ainda mais difícil e aumenta a chance de eutanásia dos gatos pretos.
A resistência em relação aos felinos de pelagem preta tem até nome: o viés do gato preto (black cat bias).
Esse viés sempre esteve mais tradicionalmente ligado a superstições (em algumas culturas, gatos pretos podem simbolizar azar) e a preconceitos históricos relacionados à associação com ‘bruxaria’.
Pesquisadores levantaram também a hipótese de que o fenômeno seja um reflexo de outros problemas estruturais da nossa sociedade, especialmente o machismo e o racismo.
E há ainda a ideia de que gatos pretos seriam mais difíceis de fotografar e identificar expressões, o que seria um problema para adotantes que vivem intensamente nas redes sociais.
Uma das pesquisas mostrou fotos de gatos com poses e expressões neutras para 101 pessoas. Na média, gatos pretos foram classificados mais vezes como “menos amigáveis” e “agressivos”.
Os participantes que se disseram supersticiosos apresentaram maior tendência de atribuir aspectos e emoções negativas a gatos pretos.
Motivos identificados pela ciência para o viés do gato preto: – Superstições, preconceitos e lendas; – Suposta dificuldade de "ler" expressões e emoções; – Suposta dificuldade em fotografar.
Esses argumentos acabam criando um círculo vicioso: gato não é adotado - mais tempo de abandono - piores condições físicas/estéticas - menor chance de adoção.
Está nas nossas mãos contribuir para que colegas, amigos e família não perpetuem o viés do gato preto. Nenhum dos motivos identificados se sustenta após uma análise séria baseada em evidências.
Gatos pretos são associados à sorte em diversas culturas, tendo até feriados nacionais em sua homenagem. São brincalhões, amáveis e saudáveis, basta terem oportunidade, como qualquer outro gato.
Bora saber mais sobre o incrível universo felino?