Arranhar é preciso (para os felinos). Veja como melhorar a relação das garras com a decoração
Arranhar é um comportamento natural e normal dos gatos de todos os tamanhos. A arranhadura tem várias motivações e funções.
Funções da arranhadura felina: - Marcar território, tanto visualmente quanto pela liberação de feromônios entre os dedos - Alongar e exercitar músculos - Retirar a camada externa das unhas - Relaxar
Apesar de ser uma necessidade dos gatinhos, geralmente só nos importamos com ela quando o sofá é a vítima. Vamos ver, então, 7 dicas para direcionar a arranhadura felina!
A primeira é a mais básica: tenha arranhadores (vários). Quanto mais gatos, mais arranhadores. E quanto mais cedo você aplicar as próximas dicas, de preferência desde filhote, mais sucesso terá.
Escolha arranhadores de tamanho adequado, estáveis e resistentes. Se o objeto não permitir que o gato se apoie, se alongue e sinta resistência da superfície, ele vai preferir o sofá.
Ofereça modelos diferentes para observar as preferências. Há gatos que preferem arranhar na vertical, outros na horizontal. E cada um tem um material favorito: sisal, carpete, papelão, madeira.
Coloque arranhadores em vários locais, dando preferência às áreas onde o gato fica mais tempo e dorme; e locais de passagem - corredores, portas, quinas. Não adianta esconder no cantinho!
Torne o arranhador atraente: nas brincadeiras, jogue a isca no arranhador; esfregue catnip no objeto e ofereça petiscos nessa área. Com um parafuso, você pode fazer um desgaste inicial na superfície.
Jamais dê bronca ou borrife água no gato. Isso aumenta o estresse — o que pode levá-lo a arranhar mais. Cuidado também para não reforçar o comportamento (conversando com ele, por exemplo).
Para reduzir a arranhadura em locais específicos, limpe a superfície com água e aplique Feliway Spray diariamente. O uso do Feliway Classic difusor no ambiente também é indicado.
Gatos podem aumentar a frequência de arranhadura devido a estresse e ansiedade causados por mudanças de rotina/ambiente e presença de outros gatos, por exemplo. Procure ajuda se observar alterações.