A ingestão hídrica ideal ajuda a prevenir vários problemas de saúde felinos
A maioria dos gatos não bebe água o suficiente. Sua origem, vinculada a regiões áridas da África, e o fato de suas presas naturais conterem água, são algumas explicações.
Doenças relacionadas à ingestão hídrica insuficiente, como problemas renais e urinários, são comuns nos gatos domésticos, e sua incidência cresce junto com a expectativa de vida dos bichanos.
Bora prevenir? Conheça agora mesmo 7 maneiras acessíveis de incentivar seus gatos a beberem mais água!
Alimentos úmidos na dieta Sachês e patês são cercados de mitos, como a quantidade de sódio; ou encarados como um “agrado”. Na verdade, eles DEVEM fazer parte da alimentação diária dos gatos.
Converse com o veterinário para escolher as melhores opções e ofereça desde filhote. Faça testes com marcas diferentes para descobrir as preferências do seu gato.
Picolé Um pouquinho de água e de sachê em forminhas, algumas horas no congelador e voilà: está pronto um picolé ou gelo saborizado que vai manter seu gato entretido e hidratado.
Opções abundantes Espalhe potes de água pela casa, em vários cômodos e em locais de passagem. Teste formatos e materiais diferentes para oferecer o que seus gatos mais gostam.
A maioria dos gatos vai preferir potes de água com a boca larga, para não encostar os bigodes nas bordas. Mas sempre vão existir aqueles “diferentões” que preferem beber de um copo comprido e fino!
Estratégia NUNCA coloque os pontos de água próximos aos comedouros e caixas de areia. Esses três elementos devem ficar bem longe um do outro.
Lindo lago do amor A água do gato deve estar sempre fresquinha, ou seja, deve ser trocada algumas vezes por dia. Coloque também um pouco de água gelada ou cubinhos de gelo nos dias mais quentes.
Fonte da juventude A maioria dos gatos têm preferência pela água em movimento e associam essa opção à limpeza e frescor. Teste alguns modelos de fonte de água até encontrar a campeã.
A fonte de água não deve ser a ÚNICA opção de bebedouro. E se a energia acabar ou o aparelho apresentar defeito? Mantenha potes comuns em outros locais.
Fuja da tentação É tão fofinho ver um gato beber água da torneira, né? É, mas não é tão bom para a saúde dele. Esse hábito cria uma dependência da presença humana para abrir a torneira…
… ou fazer companhia enquanto o gato bebe água. Caso ele já tenha esse costume, não interrompa de forma repentina. Coloque uma fonte de água sobre a pia e reduza, aos poucos, a oferta da torneira.
Então, nunca há risco de um gato beber água demais? Há sim. Outras doenças podem provocar excesso de sede nos bichanos. Por isso, fique sempre de olho no comportamento do seu gatinho!
Vem aqui descobrir outras coisas simples que fazem muito bem aos gatos: