Cão que brinca aprende melhor!

Participar de brincadeiras logo após o treino pode contribuir para a memória e o aprendizado dos pets

Se você já entendeu que o treino baseado em reforço positivo beneficia a convivência harmoniosa e a comunicação respeitosa e eficiente com seu cão…

… e que esse treino (realizado sem acréscimo de recursos punitivos), contribui para que os cães se orientem melhor em ambientes cheios de regras humanas e vivam com bem-estar

...está na hora de levar seus treinos para o próximo nível, com esta dica simples: sempre que possível, realize uma sessão de brincadeiras APÓS o treino.

Acho ótimo, mas por que isso?

Dois estudos, publicados em 2017 e 2020, observaram os benefícios da brincadeira entre cães e humanos imediatamente após o aprendizado de uma nova tarefa.

No primeiro estudo, os cães que brincaram por 30 minutos logo após o treino demonstraram melhor desempenho na mesma tarefa 24h depois.

No segundo estudo, que acompanhou os mesmos grupos de cães, o benefício foi observado UM ANO após o aprendizado da tarefa!

Um grupo de animais foi convidado a brincar após o treino; e o outro, a descansar. Todos os cães aprenderam a tarefa, mas o grupo da brincadeira precisou de um número muito menor de tentativas.

O descanso é essencial para o bem-estar e disposição de aprender dos pets. Mas, se realizado logo após o treino, parece não beneficiar diretamente o aprendizado.

Os pesquisadores lembram que as EMOÇÕES afetam o funcionamento da memória. No caso da brincadeira, a hipótese é de que ela poderia trazer mais estados emocionais positivos aos cães.

Se, logo depois de treinar e ensinar algo novo, você perceber que seu cão está disposto, BRINQUE com ele! Mas não force. Se ele quiser descansar, TÁTUDOBEM também.

Consultora certificada em comportamento felino e canino. Pós-graduada em Comportamento Animal, única profissional sul-americana certificada pela Pet Sitters International.

Cream Section Separator

Letícia Orlandi