Será que não se tem um dia de paz nesse aprendizado sobre pets? Calma, vem com a gente!
Pois é, ao contrário do que diz o senso comum, não é sempre que podemos atribuir um rabinho balançando a um cachorro feliz.
Cães podem utilizar a cauda para expressar emoções diferentes da alegria, como medo, excitação emocional, frustração, antecipação de algo bom ou ruim e ATÉ preparação para um ataque.
O que vai determinar a interpretação de uma cauda balançando será o contexto e os outros sinais da linguagem corporal canina - orelha, lábios, rigidez da musculatura, posição dos pelos…
Pesquisadores demonstraram que um bom entendimento humano dessa linguagem afeta inclusive o desenvolvimento do animal nos treinos, ou seja, no aprendizado.
Outros estudos apontam uma relação entre a lateralidade do cérebro e a linguagem corporal canina. Assim como em humanos, o lado direito controla os movimentos do lado esquerdo e vice-versa.
Cães têm a tendência de balançar a cauda mais amplamente para a direita quando o estímulo é apreciado, agradável. Esses estímulos ativam mais intensamente o lado esquerdo do cérebro.
Cães felizes e relaxados tendem a balançar a cauda mais lentamente e de forma mais ampla. Cães mais agitados (o que não é sempre positivo) tendem a mexer o rabo mais rapidamente.
ATENÇÃO: são tendências. Não se aplicam a 100% dos cães em 100% das situações. Voltamos à regra: para interpretar a linguagem canina, considere o contexto e o animal como um todo.
Vamos saber mais sobre a linguagem dos pets?