Afinal, eles são parte da família. Mas quais são os riscos da noite feliz para os felinos?
Natal é época de festa e união, um momento esperado por (quase) todos os membros da família. Como assim, QUASE?
Gatos prezam muito pela rotina e o período de festas representa uma quebra da previsibilidade que é tão importante para eles.
Em 2021, o aumento do número de viagens e de festas pós-vacinação representará um choque ainda maior para animais que estavam acostumados com poucas visitas e com os tutores por mais tempo em casa.
Veja agora orientações da Sociedade Internacional de Medicina Felina (ISFM) para um Natal feliz para os felinos, começando pela prevenção de acidentes.
Memes e piadinhas não faltam sobre gatos “assassinando” a árvore de Natal e ideias mirabolantes para evitar que isso aconteça. Mas será que ela é sempre a vítima?
Árvore de Natal: uma vítima?
Muito cuidado com decoração feita com material quebrável, como vidro e porcelana. Em caso de acidente, o animal pode se cortar e precisar de cuidados veterinários.
Árvore de Natal
Evite cordões e fios decorativos que possam ser engolidos pelos gatos. Uma das principais emergências veterinárias nessa época do ano são cirurgias para retirada de corpo estranho.
Árvore de Natal
Fique de olho em cordinhas de embalagens de presente e em plantas que podem ser tóxicas. Exemplo: o lírio, muito comum como presente, é extremamente perigoso para gatos.
Perigos natalinos
Se observar que o gato ingeriu um corpo estranho, plantas não habituais da casa; ou ainda: não está comendo, apresenta vômitos e comportamento alterado, procure o veterinário imediatamente.
Atenção!
Chocolate, uvas e passas, além de cebola, alho e alimentos com ossos, comuns na Ceia de Natal, são tóxicos e/ou perigosos para os gatos. Vai sair da mesa? Recolha as sobras.
Sobras da ceia
Pode ser muito tentador dar um pedacinho de peru para o gato, mas procure manter a dieta normal dele, evitando que alimentos diferentes causem vômitos, diarreia e um "ataque" à mesa.
Sobras da ceia
O entra e sai de pessoas aumenta o risco de fugas, especialmente dos gatos que costumam receber visitas na porta. Redobre a atenção e mantenha seu gatinho sempre identificado.
Fuga no trenó
Agora que já sabemos os principais riscos do Natal para os gatos, vamos descobrir como tornar esse momento mais tranquilo para eles!