Afinal, eles são parte da família. Como deixar os felinos mais tranquilos na época de festas?
Nós já vimos quais são os principais riscos a serem evitados no Natal com gatos.
Não viu?
Gatos ficam muito mais tranquilos quando conseguem prever o que acontece no ambiente. Nas festas, além da decoração típica, mudamos móveis de lugar, colocamos mais cadeiras na sala, música alta…
… além de recebermos pessoas que não são familiares ao gato e até mesmo outros animais, quando um dos convidados resolve trazer o cachorro, por exemplo.
Para minimizar o estresse, vamos conhecer as orientações da Sociedade Internacional de Medicina Felina (ISFM) para que os gatos tenham um Natal mais feliz e tranquilo.
Ofereça opções de esconderijos, toquinhas e locais elevados, fora do alcance das pessoas, do movimento e do barulho. Uma caixa de papelão com entrada e saída já é uma boa toca.
Refúgios
Oriente os convidados, com atenção especial às crianças, a não ir até o cômodo ou local em que o gato estiver.
Gentileza evita estresse
Explique que os gatos precisam de tempo e que devemos esperar que eles venham até nós. Petiscos e brinquedos podem ficar à mão, para uma interação ainda mais positiva.
Gentileza gera amizade
Certifique-se de que o gato sempre tem o caminho livre para um cômodo afastado da festa, com recursos essenciais: água, comida, caixa de areia, arranhadores, tocas, brinquedos.
Rota de fuga
Alguns dias antes da festa, coloque, na tomada do cômodo em que os gatos passam mais tempo, um difusor de feromônios. O mais conhecido é o Feliway Classic, disponível em pet shops.
Feromônios
O produto envia ‘mensagens’ químicas de conforto, específicas para os gatos; e deve ficar na tomada por 30 dias direto. Converse com o veterinário e leia as instruções antes do uso.
Feromônios
Se convidados vão dormir em um cômodo utilizado pelo gato para comer, por exemplo, ofereça antecipadamente comedouros em outros locais, permitindo uma adaptação prévia.
Conforto para todos
Se há um cachorro desconhecido do gato entre os convidados, coloque um portãozinho para restringir a área de circulação canina. Toda e qualquer interação deve ser supervisionada.
Cada um na sua
Gatos não devem usar roupas e adereços, especialmente se restringem seus movimentos. Alguns até toleram; outros ficam paralisados. Nada disso faz bem para o felino.
Figurino? Deixa pro Papai Noel
Fim de ano é época de celebração e alegria. Com mudanças simples, podemos garantir que nossos gatinhos não sofram com estresse excessivo no período.
Vai viajar nas festas de fim de ano? E quem vai cuidar dos seus gatos?
Veja a primeira parte do conteúdo sobre os gatos e o Natal!