E ter benefícios para toda a família multiespécie
Você sabia que uma rotina organizada traz segurança para cães e gatos, reduz estresse e ansiedade e facilita nossa interação com eles?
Desde filhote, o animal se beneficia com o aprendizado da rotina em todas as suas atividades, desde a alimentação até o descanso.
Alimentação O médico veterinário deve ser sua fonte na hora de escolher a alimentação ideal, considerando espécie, idade, porte e características do animal.
O número de porções depende da espécie. Em geral, cães comem porções maiores, poucas vezes ao dia. Gatos comem porções menores, várias vezes. Evite deixar um monte de comida no pote o dia inteiro.
Atividades físicas Separe horários para o passeio dos cães e as brincadeiras dos gatos. Na verdade, essa atividade não é só física: ela é essencial para o bem-estar mental dos peludos.
Para definir esses horários, lembre-se de que os gatos são crepusculares, estão mais ativos na transição do dia para noite. Além disso, cada animal é único: observe as preferências.
Enriquecimento ambiental Atividades, brinquedos e objetos que aumentam a complexidade do ambiente e da rotina e oferecem oportunidades para que os animais expressem comportamentos naturais.
Recursos que permitem roer, cavar, farejar, arranhar, simular a caça, interagir com animais e humanos de forma positiva, escalar, proteger-se na hora de dormir, entre outros comportamentos.
Treinamento O treino com reforço positivo deve fazer parte da rotina de cães e gatos e traz uma série de benefícios, comprovados por estudos científicos realizados no mundo inteiro.
O treino oferece estímulos cognitivos, abre um canal de comunicação entre animal e humano, ensina a lidar com estímulos e outras habilidades fundamentais para uma convivência harmônica.
Relaxamento, sono e descanso É um momento da rotina muitas vezes negligenciado, mas extremamente importante. Animal cansado NÃO é sinônimo de animal feliz.
Ofereça atividades de baixa intensidade e caminhas em locais tranquilos e confortáveis, utilize playlists com músicas relaxantes para cães e gatos e TREINE. Sim, o relaxamento pode ser treinado.
Para não ter dúvidas na hora de organizar a rotina, converse com um profissional de comportamento qualificado. Leia também: