Pink Blob

Conheça os 5 pilares do ambiente felino saudável!

Pink Blob

Sabe aquela velha conversa sobre o gato ser apegado apenas à casa, e não aos humanos? Muita gente ainda acredita nessa MENTIRA!

Pink Blob

Gatos são, sim, territoriais. Eles são predadores e também presas. Isso significa que eles têm necessidade de controle sobre o ambiente e são muito sensíveis a mudanças.

Pink Blob

Essa característica não interfere na habilidade de desenvolver vínculos conosco, o que já foi comprovado por vários estudos científicos!

Pink Blob

Esclarecido isso, vamos lá: para ter gatos saudáveis, felizes e com altos níveis de bem-estar, é necessário preparar nossa casa para as necessidades deles.

Pink Blob

Um ótimo começo são as diretrizes da Sociedade Internacional de Medicina Felina (ISFM) e da American Association of Feline Practitioners (AAFP): os 5 pilares do ambiente felino saudávelVamos conhecê-los agora!

Pink Blob

Aqueles locais em que o gato não é incomodado por nada, nem ninguém: toquinhas, esconderijos e lugares elevados.

Pink Blob

1º Pilar

Lugares seguros

Pink Blob

Nesses pontos, os gatos não devem ser surpreendidos por atividades como corte de unhas, medicação ou até mesmo carinho, a não ser que ele esteja acordado e receptivo a este último.

Pink Blob

Água, comida, banheiro, locais para arranhar, pontos de observação elevados, locais de descanso e brinquedos devem ser sempre multiplicados…

Pink Blob

2º Pilar

Recursos múltiplos e estrategicamente distribuídos

Pink Blob

...distribuídos e setorizados (comida longe da água, por exemplo). O 2º pilar é crítico em casas com vários gatos. Recursos fartos e estrategicamente localizados evitam conflitos.

Pink Blob

Gatos são geralmente vistos como preguiçosos e animais de “baixa manutenção”. Este é um MITO que afeta a saúde física e mental deles.

Pink Blob

3º Pilar

Oportunidades de comportamento predatório

Pink Blob

A brincadeira interativa (ou seja, conosco), utilizando brinquedos que simulam caçadas (varinhas, bolinhas, ratinhos) e atividades de enriquecimento alimentar devem fazer parte da rotina DIÁRIA.

Pink Blob

Nossa interação com os gatos deve ser consistente e previsível. Nunca devemos forçar um gato a ganhar carinho, ficar no colo, ser agarrado ou apertado.

Pink Blob

4º Pilar

Interações respeitosas

Pink Blob

Gatos são animais sociais, SIM, mas com algumas restrições. Quando respeitamos esses limites e observamos o CONSENTIMENTO do animal, melhoramos muito a relação.

Pink Blob

O ambiente em que o felino vive deve respeitar a importância que o olfato tem para os gatos. Eles se sentem seguros em um local quando reconhecem suas marcas químicas.

Pink Blob

5º Pilar

Respeito  ao olfato

Pink Blob

Para respeitar o olfato do gato, evite usar produtos com cheiro forte na limpeza da casa e também FUJA de areias sanitárias e aditivos para caixa de areia que tenham perfume.

E aí, o que achou? Para saber mais, acesse agora:

Cream Section Separator