Bolha rosa

E quando ele me acorda de madrugada?

É normal o gato dormir o dia todo?

PARTE 1

Bolha rosa

Você acha que seu gato dorme demais? Ou ainda: ele acorda você de madrugada? Hoje, vamos saber o que influencia o sono felino.

Bolha rosa

Gatos dormem entre 12 e 15 horas por dia, podendo chegar até a 20h, dependendo da idade, rotina e ambiente. Esse tempo é dividido em várias sonecas. Nem sempre o gato está completamente adormecido.

Bolha rosa

Gatos acima de dez anos (ou seja, na faixa sênior*), tendem a dormir mais que adultos jovens. Recém-nascidos podem dormir entre 16 e 20h/dia; e filhotes acima de 3 meses, cerca de 18h/dia.

Bolha rosa

Um estudo realizado com gatos em abrigos indicou que eles se incomodavam facilmente com alterações no ambiente e passavam 70% do tempo em estado de alerta.

Bolha rosa

Gatos que viviam em fazendas, analisados em outro estudo, passavam 62% do tempo dormindo ou descansando e o restante (38%) era dividido em outras atividades, como caça, alimentação e higiene.

Bolha rosa

Em vida livre, gatos caçam em ‘explosões’, ou seja, gastam muita energia em pouco tempo para pegar a presa. Em seguida comem e tiram uma soneca.

Bolha rosa

Além disso, eles precisam reservar forças para estratégias de proteção, uma vez que, na natureza, gatos são predadores e presas. Escalar, correr e pular são atividades de alta demanda energética.

Bolha rosa

Ao contrário do que diz a crença popular, gatos não são noturnos. Eles são crepusculares: estão mais ativos nas transições entre dia e noite, assim como suas presas preferenciais.

Bolha rosa

Fatores como temperatura e umidade também influenciam os níveis de atividade. Os gatos que vivem conosco, embora estejam com a “vida ganha”, mantêm essas características, com poucas modificações.

Bolha rosa

Eles tendem a acompanhar nossa rotina e os horários de alimentação: dormem enquanto estamos dormindo, por exemplo, e acordam quando nos levantamos.

Bolha rosa

MAS… alterações nos hábitos de sono devem ser investigadas com atenção, uma vez que podem ter origem em doenças, dores, tédio e estresse.

Bolha rosa

Quando há conflito entre animais ou muito movimento e barulho na casa, por exemplo, os gatos podem reduzir o nível de atividade. Parecem estar descansando, mas, na verdade, estão em estado de tensão.

Bolha rosa

Nessa situação, os músculos, patas e cauda não ficam realmente relaxados. O mesmo vale em casos de doenças e dores: o animal reduz a atividade, mas não consegue relaxar como antes.

Bolha rosa

Portanto, se o seu gato está dormindo muito mais ou muito menos do que o costumeiro; sem que tenha havido alterações na rotina e no ambiente, converse com o veterinário. Está na hora do check-up!

Bolha rosa

O estereótipo "Garfield”, que dorme o dia inteiro e só come o que não deve, não faz nada bem aos gatos. Eles precisam de sono de qualidade, sim, mas precisam também de estímulos saudáveis.

Separador de seção creme

AHAN, mas e quando meu gato me acorda de madrugada? Vem cá que eu te explico:

Consultora certificada em comportamento felino e canino. Pós-graduada em Comportamento Animal, única profissional sul-americana certificada pela Pet Sitters International.

Separador de seção creme

Letícia Orlandi