Enriquecimento alimentar para cães: por que fazer e como começar! PARTE 1
Se você é tutor de 1ª viagem, adotou um cachorro na pandemia, ou se já ouviu falar, mas não sabe como oferecer Enriquecimento Ambiental Alimentar para o seu cão, chegou ao lugar certo.
Por meio do Enriquecimento Ambiental (EA), oferecemos atividades, estruturas, objetos, texturas, odores e outros elementos que permitem ao animal expressar comportamentos naturais.
Isso é importantíssimo para os cães urbanos, que passam a maior parte do tempo em ambientes restritos.
O EA ou otimização ambiental pode ter ênfase nos aspectos alimentar, cognitivo, sensorial, social e físico (estrutural), que podem aparecer misturados. O destaque de hoje vai para o ALIMENTAR.
O EA Alimentar oferece oportunidade de farejar, forragear (procura pela comida, atividade que naturalmente ocuparia boa parte do tempo que o cão passa acordado), destrinchar e carregar o alimento.
O EA é uma maneira de espantar o tédio e de desenvolver a autonomia. O cão tem a oportunidades de ESCOLHER o caminho para resolver o desafio e obter a recompensa, sentindo-se mais confiante.
A hora da refeição com EA pode ser, portanto, uma oportunidade de promover o equilíbrio físico e emocional e, por durar mais tempo, beneficia também a digestão.
A estratégia de bem-estar para o seu cão não pode se restringir à oferta de EA alimentar, mas é um excelente começo para melhorar a rotina e oferecer estímulos saudáveis e prazerosos.
Quer saber como começar a oferecer EA para seu cachorro? Então continue com a gente: