Enriquecimento alimentar para cães: por que fazer e como começar! PARTE 2
Nós já vimos muitos MOTIVOS para abandonar o hábito de oferecer as refeições dos cães no pote comum.
Não viu?
E agora, como começar? A melhor maneira é fazer um processo gradual. Você pode separar uma pequena porção do alimento diário e reservar para apresentar a ferramenta ou atividade de EA.
Existem muitas possibilidades de atividades e produtos de EA, comerciais ou feitos em casa: tapetes de fuçar, tapetes de lamber, quebra-cabeças alimentares com vários níveis de dificuldade…
…montar uma caixa-surpresa, esconder o alimento pela casa, brinquedos recheáveis… Confira, no final deste conteúdo, um link com várias sugestões no estilo “faça você mesmo”!
Texturas, temperaturas, formatos e sabores diferentes podem e devem fazer parte das propostas. Se for usar algum alimento fora do habitual, cheque antes com o veterinário.
Comece sempre com atividades de nível mais fácil, como um tapete de fuçar, por exemplo. Caso haja um receio inicial, recompense o cão pela simples aproximação do brinquedo ou objeto.
Supervisione, observe sinais de frustração e dê uma ajudinha, especialmente nas primeiras apresentações de um estímulo. Mas deixe espaço para a descoberta e o comportamento exploratório.
Observe o estado emocional do cachorro durante e depois da atividade, para selecionar os estímulos que realmente beneficiam seu bichinho e a frequência da oferta.
A observação é essencial também para avaliar a SEGURANÇA da atividade. O cão ingere pedaços dos objetos, além da comida? Ele pode se cortar? Há risco de sufocamento?
Quando você tiver um arsenal de atividades seguras que motivam seu cão, já poderá oferecer uma das refeições diárias dessa forma, depois duas; e assim por diante, abandonando o pote comum.
Faça um rodízio entre as atividades e brinquedos, para que o enriquecimento mantenha sua característica de novidade e desafio.
Nina Ottoson/Outward Hound
Lembre-se de que o EA como parte de uma estratégia de modificação para um problema comportamental deve ser ofertado sempre com orientação profissional.
O Enriquecimento Ambiental é um recurso maravilhoso, cujos benefícios contam com o respaldo de trabalhos científicos relevantes.
Mas não deve ser oferecido de forma aleatória ou como única solução para um problema. Deve respeitar o comportamento da espécie e as particularidades de cada cão, incluindo suas preferências.