(e porque esse aprendizado transforma o mundo e encanta cada vez mais pessoas)
Por que o comportamento animal é tão fascinante? Por que se fala tanto sobre isso hoje? Por que pessoas com carreiras consolidadas se encantam pelo tema e mudam de profissão?
Eu poderia dizer que é pela oportunidade de trabalhar com bichinhos fofinhos e ensiná-los a fazer coisas incríveis…
Só que trabalhar com animais de estimação é trabalhar com PESSOAS, com a FAMÍLIA MULTIESPÉCIE e seus problemas (situações que muitas vezes não têm nada de fofas).
Eu poderia dizer também que os pets vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, tanto qualitativa quanto quantitativamente...
Mas eu acho que há algo a mais: O nível de conhecimento — e a qualidade das fontes desse conhecimento — que o tutor tem sobre os animais está diretamente ligado:
- à qualidade de vida do pet e de sua convivência com a família, - à probabilidade de desenvolvimento de problemas comportamentais, - ao abandono e entrega a outros lares.
Só que ninguém vai buscar orientação e cuidados profissionais se estiver se sentindo julgado ou menosprezado pela falta de conhecimento prévio.
As pessoas não sabem o que elas não sabem. Parece óbvio, né? A empatia e a compreensão são elementos fundamentais para um processo de modificação comportamental.
Por outro lado, vivemos num mundo de informações pulverizadas, algumas até falsas. E a maioria de nós passou por métodos e sistemas de educação punitivos e estressantes.
O fato de termos “sobrevivido” e “aprendido” não significa que esta é a melhor forma de educar. Mas é a forma que a maioria confia. Nós, humanos, caímos facilmente na armadilha do controle.
A educação dos humanos sobre o comportamento e bem-estar animal é um dos maiores passos para ajudar famílias multiespécie. É um desafio apaixonante.
Mas a educação de humanos e animais não precisa refletir métodos desatualizados. Pode ser divertida, eficiente, gentil, baseada em reforço positivo, comunicação, respeito e evidências científicas.
Pensa comigo: nossos melhores relacionamentos são aqueles em que nos comunicamos com clareza e facilidade. No médio e longo prazos, a comunicação triunfa sobre o controle.
Comunicação, confiança e respeito alicerçam os comportamentos e a convivência que desejamos. Como construir isso com os pets? Com conhecimento. O conhecimento é a estratégia do amor.
‘Revolucionário’ é todo aquele que quer mudar o mundo e tem a coragem de começar por si mesmo. Quero te ajudar a fazer parte da revolução do bem-estar da família multiespécie. Vamos?
Que tal começar pelo básico? O básico não é óbvio!