E se não gostam, pra que ficar com essa barriguinha deliciosa para cima?
Uma cena clássica: o cachorro se joga no chão, rola o corpo pra cima e espera ansiosamente por aquele carinho delicioso na barriga.
Outra cena clássica: o gato se joga no chão, rola o corpo pra cima e, assim que você encosta na barriga dele, leva uma boa dentada. Insanidade temporária? Agressividade? Brincadeira?
Antes de tudo, precisamos lembrar que a comparação entre gatos e cães não é justa. Além de serem espécies diferentes, os processos de domesticação também são muito diversos.
Dito isso, o gato que expõe a barriguinha para um humano está, na maior parte dos casos, demonstrando confiança e segurança. Apesar disso, a maioria não tolera carinho no abdômen.
Essa posição exige mesmo muita confiança, porque deixa o animal em uma condição vulnerável, com todos os seus órgãos vitais mais expostos.
Além disso, eles têm mais dificuldade para executar uma fuga rápida nessa posição — primeiro terão que ficar em pé, para só depois correr ou saltar.
Por ser um pequeno predador que também é presa (ou seja, precisa se proteger constantemente), o gato mantém-se alerta mesmo quando vive em uma casa cheia de amor.
Está no DNA dos nossos gatinhos! Por isso, eles não gostam de ter os movimentos restritos ou de ter pouco controle sobre o que acontece à sua volta.
Some-se a isso o fato de que a domesticação começou há relativamente pouco tempo (1/3 do tempo dos cães) e que os gatos sofreram pouquíssimas modificações em relação ao seu ancestral selvagem.
Muitos gatos nunca vão expor a barriga diante de outros animais, humanos e não humanos. Isso não quer dizer que ele não confia ou não gosta de você. Ele demonstra de outras formas.
Alguns vão preferir deitar no colo, dar cabeçadinhas, piscar lentamente ou simplesmente dormir no mesmo ambiente que você. É só observar e respeitar as características de cada felino.
As áreas preferidas para carinho pelos gatos são o queixo, as bochechas e atrás das orelhas, sempre de forma gentil e rápida. Alguns poucos indivíduos podem tolerar breves toques na barriga.
Rolar e expor a barriga é também um comportamento social felino, podendo ser sinal de receptividade da fêmea no cio ou postura para evitar conflitos com outro macho.
E aí, você já foi vítima dessa armadilha do amor felino?
Que tal aprender mais sobre os gatos?