Descubra como acertar nas compras e ter uma casa confortável para todos
O “hábito” que os gatos têm de ignorar objetos caríssimos comprados especialmente para eles é frustrante, mas, vamos combinar? Rende ótimos memes.
Mas por que isso acontece? A explicação tem a ver com um fato que muitas vezes esquecemos: cada gatinho é um indivíduo, com preferências. E todos eles precisam ter OPORTUNIDADES DE ESCOLHA.
Escolha 1: textura Tecidos semelhantes a carpete, pelúcia, camurça e materiais como o feltro e o papelão são opções interessantes para que seu gato escolha onde deitar nos meses mais frios.
Mas e no verão, ele prefere deitar na pia do banheiro? Sinal de que podem estar faltando locais de descanso com tecidos mais frescos, que lembram o nylon.
Escolha 2: formato Alguns gatos vão preferir camas com laterais elevadas, onde se sentem mais protegidos e aconchegados; outros optam por camas planas, com visão desobstruída de todos os ângulos.
Acredite: pode haver preferências por formas geométricas. Meu gato, por exemplo, só se deita em superfícies quadradas ou retangulares, não importa qual seja a alternativa.
Escolha 3: elevação Embora o hábito de escalar e observar os ambientes de superfícies mais altas seja um comportamento natural felino, há gatos que são mais rasteiros e outros, mais “arborícolas”.
Isso quer dizer que alguns gatos vão preferir caminhas e tocas próximas ao chão; e outros vão preferir camas e tocas elevadas. Quando for verticalizar, comece aos poucos e observe.
Escolha 4: localização A caminha ou móvel felino está em local que permite o banho de sol, tão querido pelos gatos? Está em local que é de convivência, ou seja, no qual ele tem companhia de humanos?
Há camas em diferentes localizações, alturas e em quantidade suficiente para todos os animais? Os locais de descanso permitem que o gato não seja incomodado durante o sono?
Escolha 5: segurança Alguns gatos vão se aventurar em redes e cadeiras de balanço, sem hesitar. Outros vão se recusar a deitar em qualquer superfície que não seja firme...
Descobrir as preferências dos gatos é um processo de tentativa e erro. E também de dar tempo ao gato para “tomar posse” dos recursos oferecidos a ele.
Invista estrategicamente: procure inicialmente os modelos mais baratos, fabrique caminhas com caixas de papelão, e acrescente opções aos poucos. Não desista!
Em casa com pets, móveis multifuncionais são ótima opção:
O guia para a verticalização:
Saiba por que os gatos amam as caixas de papelão:
E descubra como home office e gatos podem conviver: