Você não entende porque seu gato quer tanto subir na bancada da cozinha? Agora vai entender!
O comportamento de escalar e subir em superfícies mais altas é normal, natural, necessário e deve ser INCENTIVADO, de forma segura, pelos tutores de gatos.
Quando estão na natureza, os felinos (grandes ou pequenos) apresentam comportamentos de locomoção e descanso sobre árvores. Eles fazem um revezamento entre o chão e os galhos.
O ponto de vista elevado facilita a identificação de presas e o controle do território, permitindo que o animal observe se há “invasores” que vão disputar recursos…
…e também, no caso dos gatos domésticos, que são predadores e presas, se há algum perigo nas redondezas. Estar acima do chão traz segurança e tranquilidade. É um refúgio.
Agora, ao mesmo tempo que os felinos não gostam de ser surpreendidos, eles também são CURIOSOS e adoram explorar — que é quando eles ESCOLHEM descobrir novidades e colher informações do ambiente.
Portanto, quando o gato sobe em lugares que PARA NÓS parecem inadequados, ele está apenas exercendo um comportamento natural e imprescindível para ele.
Não devemos dar broncas ou tentar corrigir o gato quando ele faz isso, pois vamos prejudicar nosso vínculo com ele e ainda corremos o risco de incentivá-lo, sem perceber.
Forneça superfícies elevadas atraentes e seguras, utilizando a própria mobília da casa e móveis especiais para os bichanos. Assim, ele vai perdendo o interesse em subir na bancada, por exemplo.
Podemos também realizar treinos com reforço positivo para mostrar ao gato que é muito mais interessante e vantajoso subir nas superfícies adequadas e seguras para ele.
A verticalização é importante para TODOS os gatos. Nas famílias em que eles convivem com crianças, outros gatos e cães, esse é um dos recursos fundamentais para prevenir problemas.
Quando tem refúgios adequados, o gato consegue ter também mais controle sobre as interações, que tendem a ser mais imprevisíveis com cães e crianças.
Vale lembrar que o enriquecimento ou otimização ambiental para gatos não é só encher a casa de prateleiras. Passe para a próxima tela para entender melhor!