Rotina com os pets
O BBB divide opiniões e se torna onipresente nesta época do ano, não só na TV, mas também nos memes, posts e notícias de entretenimento.
Embora possamos dizer que muitas das “notícias” geradas sejam irrelevantes para nossa vida prática, é possível identificar, de forma divertida, ensinamentos valiosos para nossa rotina com os pets.
Um deles tem a ver com previsibilidade. Na primeira semana do BBB22, três dos 20 participantes previstos não entraram imediatamente na casa, porque testaram positivo para Covid-19.
A turma que entrou primeiro começou a especular o porquê dos desfalques. Nas edições anteriores do programa, cada grupo - Camarote (famosos) e Pipoca (anônimos) - havia entrado completo.
E bastou uma alteração na rotina, a ausência do Raio X*, para gerar muita ansiedade.
*todas as manhãs, os participantes devem ir ao confessionário, contar como estão e fazer pedidos à produção
“Será que os demais participantes entram hoje?” “Será que nesta semana não tem prova do líder?” “Será que vai ter festa hoje e por isso não nos acordaram cedo?”
Nenhuma dessas especulações se confirmou. Mas as emoções causadas por uma pequena mudança na programação da casa são uma excelente metáfora.
Assim como os BBBs ficam à mercê das regras do programa (nem relógio eles têm), nossos animais de estimação só têm acesso ao que NÓS oferecemos a eles e vivem sob nossas regras.
Quando as regras não ficam claras, eles ficam frustrados, ansiosos e até com medo. Com o agravante que não podem nem dar um pulo na piscina para se distraírem.
Hoje pode dormir na cama.
Hoje não pode. Não entendi nada.
Hoje eu brinquei com o humano e fiquei relax.
Hoje ele não brincou comigo. Fiz algo errado?
A rotina consistente, além de prover estímulos mentais e físicos para os animais, fornece a eles um senso de “controle”, de previsão sobre a própria vida = bem-estar.
Primeiro vou passear, depois comer, humano sai, uma soneca na minha caminha, ele volta, uma brincadeira…
Agora vou brincar, depois comer sachê, soneca no colo do humano, ele sai, vou dormir, ele volta, escovação…
Mas a imprevisibilidade é sempre ruim? NÃO. Assim como os coolers fazem a alegria dos confinados no BBB, novidades devem ser apresentadas aos pets. Rotina não é sinônimo de monotonia!
Exemplos de como a imprevisibilidade pode ser muito bem-vinda: – novos lugares para passear, explorar e farejar, no caso dos cães; – rodízio de brinquedos e brincadeiras, para cães e gatos;
- atividades de enriquecimento cognitivo e alimentar para cães e gatos, que apresentam desafios saudáveis para os pets exercitarem a mente;
– novos estímulos, como plantinhas seguras para pets e também ervas catnip e matatabi no caso dos felinos; – ensinar novos comportamentos, por meio do treino positivo, para cães e gatos.
Essas atividades também são importantes no dia a dia. Mas é importante conhecer bem cada bichinho e ter cuidado tanto com a falta quanto com o excesso de estímulos.
Precisa de ajuda para definir uma rotina para seu pet? Então confere estes conteúdos: