Nada de Garfield!
Os gatos precisam ter um equilíbrio entre a alimentação e a atividade do corpo para manter o peso ideal.
Gatos não são preguiçosos, eles só precisam dos estímulos certos! Quer ver? Então segue com a gente
Nossos bichanos são feitos para caçar e se proteger de predadores. A atividade deles é feita em pequenos ciclos de muito gasto de energia. Entre esses ciclos, eles tiram uma soneca, se lambem...
Por isso, escolha os horários mais propícios. O fim da tarde, o início da noite e da manhã são os momentos em que eles estão mais ativos.
Faça pelo menos duas ou três sessões curtas de brincadeiras por dia, com 10 minutos cada. Podemos pensar em mais momentos de menor duração, dependendo das características do gato.
Lembre-se de que a brincadeira, para o gato, imita uma caçada. Use brinquedos que simulam presas, com penas e pelos; e movimente-os como se fossem bichinhos.
Uma boa dica para despertar o interesse é esconder a isca embaixo de um tapete. E não jogue o brinquedo em cima do gato, nenhuma presa faz isso!
Experimente brinquedos diferentes para descobrir as preferências do seu gato e faça um rodízio entre eles. Nunca brinque com suas mãos e pés, mesmo que o gato seja filhote.
Quando estiver terminando a sessão de brincadeira, reduza o ritmo aos poucos. Não pare de forma repentina.
Lembre-se de que cada gatinho tem um ritmo próprio: alguns vão correr e pular mais, outros vão gastar mais tempo observando a presa.
Observe seu gato durante a brincadeira. Não espere que ele fique com a respiração ofegante ou apresente dificuldade de se movimentar. Exageros não são bem-vindos.
Mude a forma de oferecer o alimento: acrescente quebra-cabeças alimentares aos comedouros comuns, coloque a ração em locais que ele possa escalar ou jogue alguns grãos para que ele corra atrás.
Comece por atividades mais simples e mostre como funciona. Assim que o gato decifrar, você pode ir aumentando os desafios aos poucos. Mantenha os comedouros comuns, com porções menores.
A brincadeira é uma necessidade diária para gatos de todas as idades. Brincar rotineiramente significa elevar o nível de bem-estar e prevenir vários problemas comportamentais, além da obesidade.
Nos felinos, o excesso de peso impacta os órgãos e também os músculos, articulações e ossos, predispondo o animal a doenças graves e dores crônicas. PREVENIR É MUITO MELHOR!
Faça consultas periódicas para avaliar a condição corporal e saúde do seu gatinho. Além dos exercícios, seguir a dieta prescrita pelo veterinário é fundamental para o controle de peso.
Que tal saber mais sobre o bem-estar do seus gatos?