Que o olfato dos cães é poderoso, todo mundo sabe. Mas você sabia que eles podem “farejar” estados psicológicos?
O olfato dos cães é tão desenvolvido, que é possível treiná-los para detecção de doenças, desde a Covid-19 até a variação glicêmica em pessoas com diabetes.
Leia mais:
Partindo dessa habilidade canina incrível, pesquisadores de Belfast, capital da Irlanda do Norte, investigaram se os cães são capazes de detectar quando um humano está sob estresse psicológico.
No estudo, publicado em setembro deste ano, os pesquisadores realizaram uma indução experimental de estado de “ameaça psicológica” em 36 pessoas.
A situação escolhida para causar estresse nos participantes foi a solução de problemas aritméticos complexos.
Foram coletadas amostras de respiração (os participantes respiravam fortemente dentro de um frasco) e de suor (coletado com uma gaze na região da nuca) antes e depois da experiência.
Os pesquisadores treinaram 20 cães, por meio de reforço positivo, e selecionaram 4 deles para detectar compostos orgânicos voláteis nas amostras.
Eles foram capazes de determinar quais amostras continham compostos relacionados ao estresse e quais não tinham (coletadas antes do teste de matemática) com 93,75% de precisão.
OU SEJA: cães podem farejar nosso estresse!
Outros estudos já demonstraram que nossos companheiros caninos são mestres em coletar sinais visuais e inferir nossas emoções.
Pesquisas como essas, que mostram a incrível sensibilidade dos pets, são muito importantes para melhorar nossas relações com eles.
Vem saber mais sobre os cães!