(mas não é isso que você está pensando)
Não é uma meta de quilômetros percorridos no passeio. Muito menos aquele metaverso do ex-Facebook.
Muitas vezes, ficamos presos a questões específicas do comportamento dos nossos cães: puxa muito a guia no passeio, late para visitas, destrói objetos quando fica sozinho...
Precisamos dar um passo para trás e entender se estamos atendendo às necessidades comportamentais dos cães. Necessidades menos óbvias que a oferta de comida, água e abrigo.
Uma forma de avaliar se estamos atentos a essas necessidades é seguir essas letrinhas:
Manejo Enriquecimento Treinamento Avaliação veterinária e comportamental
É tudo que fazemos para favorecer os acertos do cão, reduzir a exposição não planejada a gatilhos de reações exageradas e garantir sua segurança.
O manejo se aplica à rotina e ao ambiente. Envolve escolha de equipamentos, configuração do espaço, horário e intensidade das atividades, relaxamento, alimentação e conforto.
Também chamado de otimização, é a oferta de atividades e recursos que permitem ao cão exibir comportamentos naturais e realizar escolhas, satisfazendo necessidades físicas, mentais e sociais.
Roer, cavar, brincar, farejar e forragear (procurar por alimento) são comportamentos naturais. Algumas raças e indivíduos podem ter também preferências, como nadar.
Existem muitas opções para otimizar o ambiente e oferecer uma rotina adequada à espécie canina, seja em casa, apartamento, sítio...
Ensinar comportamentos por meio do reforço positivo melhora a comunicação, fortalece o vínculo e constrói confiança.
Ensina habilidades para 'navegar' por um mundo controlado pelos humanos e auxilia nos casos em que houve experiências negativas com o estímulo (ex.: medo de motos, dificuldade de ficar sozinho).
Doenças e dores interferem no bem-estar e no comportamento dos cães. Reações agressivas, por exemplo, podem estar vinculadas a incômodos físicos.
Ter essa orientação desde o momento em que o cão chega à família faz toda a diferença na sociabilização. Previne problemas e facilita a convivência com todos.