Bolha rosa

Você e seu cão precisam de  uma M.E.T.A.

(mas não é isso que você está pensando)

Bolha rosa

Não é uma meta de quilômetros percorridos no passeio. Muito menos aquele metaverso do ex-Facebook.

Bolha rosa

Muitas vezes, ficamos presos a questões específicas do comportamento dos nossos cães: puxa muito a guia no passeio, late para visitas, destrói objetos quando fica sozinho...

Bolha rosa

Precisamos dar um passo para trás e entender se estamos atendendo às necessidades comportamentais dos cães. Necessidades menos óbvias que a oferta de comida, água  e abrigo.

Bolha rosa
Bolha rosa

Uma forma de avaliar se estamos atentos a essas necessidades é seguir essas letrinhas:

Manejo Enriquecimento Treinamento Avaliação veterinária e comportamental

Bolha rosa

É tudo que fazemos para favorecer os acertos do cão, reduzir a exposição não planejada a gatilhos de reações exageradas e garantir sua segurança.

Manejo

Bolha rosa

O manejo se aplica à rotina e ao ambiente. Envolve escolha de equipamentos, configuração do espaço, horário e intensidade das atividades, relaxamento, alimentação e conforto.

Manejo

Bolha rosa

Também chamado de otimização, é a oferta de atividades e recursos que permitem ao cão exibir comportamentos naturais e realizar escolhas, satisfazendo necessidades físicas, mentais e sociais.

Enriquecimento

Bolha rosa

Roer, cavar, brincar, farejar e forragear (procurar por alimento) são comportamentos naturais. Algumas raças e indivíduos podem ter também preferências, como nadar.

Enriquecimento

Bolha rosa

Existem muitas opções para otimizar o ambiente e oferecer uma rotina adequada à espécie canina, seja em casa, apartamento, sítio...

Enriquecimento

Bolha rosa

Ensinar comportamentos por meio do reforço positivo melhora a comunicação, fortalece o vínculo e constrói confiança.

Treinamento

Bolha rosa

Ensina habilidades para 'navegar' por um mundo controlado pelos humanos e auxilia nos casos em que houve experiências negativas com o estímulo (ex.: medo de motos, dificuldade de ficar sozinho).

Treinamento

Bolha rosa

Doenças e dores interferem no bem-estar e no comportamento dos cães. Reações agressivas, por exemplo, podem estar vinculadas a incômodos físicos.

Avaliação veterinária

Bolha rosa

Ter essa orientação desde o momento em que o cão chega à família faz toda a diferença na sociabilização. Previne problemas e facilita a convivência com todos.

Avaliação comportamental

Para te ajudar nessa M.E.T.A., confira agora:

Separador de seção creme