Vem cá aprender!
Em casa, sem nada pra fazer: quais opções você tem para sair do tédio?
Assistir a uma série
Ler um livro
Passar de fase naquele joguinho
Fazer um café
Ligar para um amigo
Correr na esteira
Para nós, as opções são diversas, das mais práticas até as mais divertidas. E o seu gatinho, que está em casa sem nada pra fazer? Quais possibilidades ele tem?
A falta de estímulos físicos e mentais e de oportunidades para exibir comportamentos naturais da espécie estão entre as principais razões de estresse em gatos.
Uma das formas mais saudáveis e eficazes de oferecer esses estímulos e de permitir que o gato pratique o comportamento de caça é a BRINCADEIRA INTERATIVA (ou seja, com VOCÊ).
Separe pelo menos 30 minutos por dia e divida-os em dois ou três momentos — dependendo da preferência e disposição do gato.
Dê preferência para o início da manhã e o início da noite. Gatos geralmente acompanham nossa rotina, mas lembre-se de que eles são CREPUSCULARES: mais ativos na transição entre dia e noite.
Para uma brincadeira irresistível, CAPRICHE na sequência predatória! Não sabe o que é isso? Então vem com a gente!
Não desista de brincar porque o gato fica “só olhando”. A espreita faz parte! Movimente a isca da varinha em ritmos variados e não a jogue no gato. Uma presa real jamais faria isso.
Quando o gato decide que chegou a hora. Alguns vão executar aquela famosa ‘reboladinha’ antes de partir para o ataque! (veja o vídeo até o final)
O pulo e a imobilização com as patinhas são características dessa fase da sequência predatória felina. Você deve deixar o gato pegar a presa algumas vezes, ou a brincadeira fica chata.
Nessa etapa, o gato quer assegurar a “morte” da vítima. Ele morde a presa com força e pode também dar chutinhos vigorosos com as patas de trás.
Diminua o ritmo gradualmente. Para fechar, ofereça um alimento, de preferência úmido (sachê ou patê indicados pelo veterinário). Afinal, ele caçou e agora vai comer a presa!
– Brincadeira é sempre com brinquedo, não use suas mãos e pés como presas! – Guarde os brinquedos e faça um rodízio entre eles. – Ofereça momentos individuais de brincadeira a cada gato.
A brincadeira diária É UMA NECESSIDADE de gatos de todas as idades, como comer e dormir. Além de saudável, ela amplia e melhora o vínculo entre os gatos e você.
Seu gatinho não brinca? Então vem saber mais sobre o tema!