“Vozinha de bebê” funciona com gatos?

Dizem por aí que gatos são independentes e nem ligam para os humanos. A ciência vem provando o contrário

Quem já acompanha nossos conteúdos aqui no blog Pets da Lets vai se lembrar deste:

Já explicamos, então, que o uso daquela voz mais fininha e carinhosa quando queremos atrair a atenção dos pets é positivo; e falamos de alguns estudos sobre o tema.

Só que a maioria dos estudos sobre o vínculo entre tipo de discurso, comportamento dos animais domésticos e relação com humanos foi feita com cães e cavalos.

Nesta semana (na terça-feira, 25/10), foi publicada uma pesquisa muito interessante feita com GATOS.

O estudo, realizado por pesquisadores franceses na Université Paris Nanterre e no EthoCat-Cat Behaviour Research and Consulting, avaliou as reações dos felinos ao Discurso Dirigido ao Gato (DDG).

Os experimentos investigaram se: os gatos respondiam ao DDG de forma diferente da fala normal, ou seja, do Discurso Direcionado ao Adulto; havia diferença entre a voz do tutor e de um estranho.

Dentre os participantes, 16 duplas gatos-tutores cumpriram todos os critérios. Os autores analisaram o comportamento dos gatos quando ouviam áudios gravados de seus tutores e de estranhos.

E os resultados trazem informações importantes sobre a relação humano-gato. Aposto que bateu a curiosidade!

Seta

Quando ouvem a voz de seus tutores: - os gatos diferenciam o discurso dirigido a eles (DDG), ficando mais ativos; do discurso dirigido ao adulto, ou seja, a fala em tom “normal”.

Quando ouvem a voz de estranhos: - a linguagem corporal dos gatos não indicou diferenças entre o DDG e o tom normal. Os felinos ficaram mais quietinhos ao ouvir a voz desconhecida.

Tutor

Estranho

Os pesquisadores consideram que esses resultados implicam o desenvolvimento de uma comunicação particular entre humanos e gatos, que depende da experiência entre eles.

Considerando outras pesquisas recentes que investigam as habilidades sociocognitivas dos gatos e a formação de vínculos entre humanos e gatos, o estudo reforça que…

…novas pesquisas, com número maior de animais, devem ser feitas para entendermos melhor essa relação, mas os gatos têm, sim, a capacidade de formar laços fortes com seus humanos!

Coração
Separador de seção creme

Vem saber mais sobre o maravilhoso mundo felino:

Consultora certificada em comportamento felino e canino. Pós-graduada em Comportamento Animal, única profissional sul-americana certificada pela Pet Sitters International.

Separador de seção creme

Letícia Orlandi