Aprenda 5 formas de ajudá-lo
Nós sabemos que estabelecer rótulos para os cães não é indicado.
Peraí, você não sabia disso?
Mas existem cães que, por fatores relativos à genética, infância, saúde e às experiências vividas, sentem medo com mais intensidade e frequência. É o caso do seu? Saiba como ajudá-lo!
Seja paciente e gentil com você e com ele Ajudar um cão que sente medo de vários estímulos é algo que leva tempo e exige dedicação. Tenha em mente que você e ele estão fazendo o melhor que podem!
Esqueça as punições Broncas, enforcadores e exposição desestruturada ao gatilho do medo até PARECEM funcionar de imediato. Mas o efeito colateral é a generalização do medo e a evitação de pessoas.
Conforte e acolha Já sabemos* que confortar um cão amedrontado NÃO REFORÇA o medo. Esteja disponível e ofereça o que ELE prefere: carinho, companhia, oferta de alimento…
Oportunidades de controlar o ambiente e fazer escolhas Quando o cão percebe que suas escolhas, na maior parte das vezes, geram resultados prazerosos e recompensadores, ele se sente mais seguro.
Quando ele consegue prever minimamente o que acontece em sua vida e seu ambiente, também. Escolher o caminho do passeio e o que farejar (se for seguro, claro)….
…escolher entre alimentos, participar de atividades de enriquecimento e de treinos para cuidado cooperativo (ex.: lixar as unhas, ser examinado) são ótimos exemplos de como oferecer isso.
Permita que ele saia da situação Em situações que provocam medo no cão, o melhor a fazer é sair do cenário. Obrigá-lo a “enfrentar”, sem preparo, é uma receita para mordidas, latidos e traumas.
Seguir métodos que prometem uma solução rápida ou de quem não é profissional qualificado da área pode fazer com que seu cão fique com medo também de você.
Bora pensar no oposto? Você deve ser uma fonte de segurança, tranquilidade e que inspira CONFIANÇA. Orientação adequada, treinamento e manejo andam juntos para te ajudar nisso.
Um cão que sente menos medo no dia a dia pode aumentar seu repertório comportamental e ter mais prazer em várias atividades. Celebre, com ele, as brincadeiras e “palhaçadas”.
Você pode aprender mais sobre esse tema aqui: