Em Tashirojima, há MUITO mais gatos que pessoas; ilha é considerada paraíso felino
Imagine uma ilha paradisíaca no Oceano Pacífico, com estrutura hoteleira e praias praticamente desertas…
…a não ser pela enorme população de… GATOS!
Tashirojima (田代島) é uma pequena ilha, com população humana em torno de 100 pessoas. A população felina é estimada entre 400 a 500 gatos, que circulam livremente.
Conhecida como Ilha dos Gatos (Cat Island), Tashirojima tornou-se uma atração turística para gateiros do mundo inteiro. Mas como essa multiplicação felina aconteceu?
Durante centenas de anos, até a primeira metade do século XX, a ilha foi um importante ponto de produção de seda e de pesca, chegando a ter mil habitantes por volta de 1950.
Os gatos foram inicialmente levados para Tashirojima com a intenção de afastar os ratos que buscavam alimento e comiam as larvas e casulos do bicho-da-seda.
Outro motivo é a associação que existe, no Japão, entre gatos e prosperidade. Os moradores, que hoje se dedicam à pesca e à hospitalidade, fornecem alimento e abrigo aos felinos.
Não há cães na ilha. A cada dois meses, um veterinário presta assistência aos gatos, mas não há controle populacional rígido. Nem tudo é perfeito.
Em 2011, a ilha foi atingida pelo Tōhoku tsunami, que destruiu o porto e obrigou tanto a população humana quanto parte dos gatos a seguirem para o continente.
Apesar de os reparos terem sido realizados em apenas um ano, parte da população não retornou, porque a pesca foi afetada. Por isso, há tão poucos moradores atualmente.
Mas o turismo continuou se desenvolvendo em Tashirojima e os moradores atribuem o fato de a ilha ter sido menos destruída pelo tsunami devido à sorte trazida pelos gatos.
Existe um pequeno santuário, entre as duas vilas existentes na ilha, dedicado a um gato acidentalmente morto por uma rocha que era tradicionalmente usada em redes de pesca fixas.
Na parte sul da ilha, região em que havia maior produção de seda, há vários monumentos aos gatos. A ilha de Tashirojima já apareceu em filmes, mangás, jogos e documentários.
Para visitar a Ilha dos Gatos, é necessário fazer uma viagem de uma hora de balsa, a partir da cidade de Ishinomaki (石巻市; -shi), localizada na província de Miyagi.
Existem outras “ilhas dos gatos” no Japão, como Aoshima e Manabeshima, em que o número de felinos excede o número de pessoas, mas a campeã em população felina é Tashirojima.
Uma das regras para visitar a Ilha dos gatos é respeitar os animais. Para acertar na interação, leia também: