(*pizza, biscoitos, bolachas, como você quiser chamar )
Quando estão mamando, filhotes fazem o movimento de "amassar pãozinho" em volta das tetas da mãe, estimulando o fluxo de leite.
Ainda não está claro por que a ação permanece na fase adulta, mas uma hipótese bem aceita é a de associação duradoura com a sensação de conforto, segurança e relaxamento.
Outra hipótese aponta para uma característica herdada dos ancestrais felinos, sempre muito cautelosos em relação à presença de predadores.
Antes de dormir, os gatos estariam, portanto, verificando a segurança e ajeitando um local para descansar (no ambiente externo, seria uma pilha de folhas, por exemplo).
Gatos guiam-se por marcações visuais e químicas nos ambientes. Entre seus dedinhos, existem glândulas produtoras de feromônios para ajudá-los a identificar locais familiares.
O "amassar pãozinho" pode ser uma forma de o gato reforçar seus sinais naquele local (ou pessoa).
Gatos estão sempre se alongando, espreguiçando e exercitando as patinhas, fundamentais para várias tarefas do dia a dia.
Logo antes de dormir pode ser um bom momento para manter o padrão, certo? De bobos, esses gatinhos não têm nada!
Talvez seja um pouquinho de cada ingrediente... Uma pergunta que parece simples, mas cuja resposta não é tão fácil. O que mais pode estar por trás dessa fofura
Até alguns dos grandes felinos apresentam comportamentos semelhantes na fase adulta! O "amassar pãozinho" é mesmo encantador, MAS nem todos os gatos o exibem. Isso é normal.
Alguns gatos ronronam, babam e outros sugam tecido, pele de humanos e de outros animais enquanto amassam. Esse comportamento de sugar está mais frequentemente associado ao desmame precoce.
Em geral, não é prejudicial. Mas deve ser observado em relação à frequência e duração. Se houver ingestão de tecido ou incômodo para outro animal, deve ser discutido com profissional capacitado.
O comportamento de sugar não nutritivo é observado em várias espécies de mamíferos, mesmo sem a ingestão de leite, reforçando a hipótese de que a motivação seria a sensação de conforto.
Já foi reportado também que fêmeas no cio aumentam sua frequência de 'amassamento de pão', junto com outros comportamentos classificados como mais “carinhosos”.
Pesquisadores já levantaram várias hipóteses para esse comportamento. No fim das contas, o que vale é que esse amassar pãozinho (fazer biscoitos ou pizza, como alguns dizem) é uma delícia!