Bolha rosa

É normal o gato dormir o dia todo?

PARTE 2

E quando ele me acorda de madrugada?

Bolha rosa

“Ixi, tudo isso que você falou* é muito bonito, mas meu gato me acorda de madrugada” Você se lembra das razões evolutivas dos padrões de sono dos gatos? Presas, predadores…

Bolha rosa
Seta
Bolha rosa

Nas nossas casas, esses perigos e “obrigações” para sobreviver desaparecem, mas a necessidade de gasto de energia física e mental CONTINUAM, como se nada tivesse mudado!

Bolha rosa

Se ele passar o dia inteiro FAZENDO NADA, a tendência será se levantar quando o dia está quase clareando (lembra que eles são crepusculares?) e procurar algo para fazer.

Bolha rosa

Ofereça sessões diárias de brincadeira, com varinhas e brinquedos próprios, com o cuidado de reservar tempo para cada gato. Feche a brincadeira com um alimento úmido, especialmente antes de dormir.

Bolha rosa

Além disso, devemos oferecer atividades vinculadas ao enriquecimento ambiental e da rotina, com quebra-cabeças alimentares, treinamento, erva do gato, objetos para explorar, escalar e arranhar

Bolha rosa

Outra providência importante é não reforçar o comportamento, ou seja, se toda vez que o gato miar de madrugada, você responder, oferecer comida ou brincar, ele vai entender que é ótimo fazer isso.

Bolha rosa

Desde que você tenha implantado uma rotina consistente de brincadeiras e atividades de enriquecimento, não esboce nenhuma reação aos chamados, nem olhe para o gato!

Bolha rosa

Ao mesmo tempo, não brigue, não dê bronca, nem use borrifador: pode funcionar tanto como uma forma de atenção quanto como punição, causando medo, prejudicando a comunicação e o vínculo entre vocês.

Bolha rosa

O que funciona mesmo é atender às necessidades felinas, especialmente de realizar atividades predatórias. Dentro de casa, podemos fazer isso com brincadeiras interativas e quebra-cabeças alimentares.

Bolha rosa

Observe e entenda o ritmo de cada gato. Para alguns, 5 minutos de brincadeira, várias vezes ao dia, podem ser preferíveis do que duas sessões de 20 minutos, que outros podem gostar.

Bolha rosa

Faça rodízio entre os brinquedos que ficam à disposição do gato e também entre os brinquedos que você utiliza para brincar com ele.

Bolha rosa

E assim como no caso das alterações no padrão e hábito de sono, o miado excessivo, que atrapalha a convivência, deve ser tema de conversa com o veterinário e o consultor comportamental.

Consultora certificada em comportamento felino e canino. Pós-graduada em Comportamento Animal, única profissional sul-americana certificada pela Pet Sitters International.

Separador de seção creme

Letícia Orlandi