1ª EDIÇÃO
Existem mitos sobre comportamento canino que afetam DIRETAMENTE a qualidade de vida do cão e sua convivência com ele. Bora desaprender um pouco?
“Para não reforçar o medo, evite confortar seu cachorro” Nós podemos reforçar comportamentos, como “senta”, “fica”, “dá a pata”, só pra citar os exemplos mais simples. O medo não é um comportamento.
O medo é uma EMOÇÃO. Consolar seu cão não vai reforçar o medo, pelo contrário. Mostrando-se calmo e disponível para acolher, você pode ajudá-lo a passar por aquele momento.
É importante não forçar o acolhimento — cada animal tem uma reação diante do medo, se ele quiser se esconder, tudo bem. E também não forçá-lo a “enfrentar” o medo. Isso só causará traumas.
Dependendo da causa, frequência e intensidade do medo, é necessário buscar ajuda profissional para conhecer recursos que ensinam o animal a lidar melhor com a situação: manejo, treino, medicação.
“Meu cachorro é mimado, por isso ele tem problemas” O que é ser mimado? Ter brinquedos e atividades, comida boa, carinho e companhia, sem ficar confinado ao quintal, como se fazia antigamente?
Isso é oferecer bem-estar ao animal que você escolheu trazer para casa! Se o seu cão tem problemas comportamentais, pode ter certeza de que a causa não é o amor que você oferece.
Só que o amor não é o bastante. Por desconhecimento, acabamos não oferecendo estímulos adequados ou ignorando problemas de saúde que afetam o comportamento canino.
Se o seu cão tem problemas comportamentais, o trabalho multidisciplinar com acompanhamento veterinário e treino positivo vai ajudá-lo. Sem “corretivos” e sem ser permissivo!
“Cães não devem subir no sofá” Por quê? Ele não deixa ninguém sentar? Destrói o sofá? Se sim, ele precisa de treinamento para guarda de recursos e de estímulos adequados para direcionar a energia.
Ou será que é porque te disseram que ele vai achar que manda na casa? Essa ideia tem como base a teoria da dominância, desacreditada desde os anos 1990.
Mas como nós vivemos em uma sociedade que associa muitas relações ao controle, essa teoria ainda alimenta muitos mitos. Seu cão não quer te dominar. Ele quer carinho e conforto.
Aposto que alguns desses mitos você poderia jurar que eram verdade, né? Então vem pra parte 2!