Bolha rosa

Seu gato faz cara de nojo depois de cheirar alguma coisa? Entenda o que esse comportamento quer dizer!

Seu gato acha que você tem chulé?

Bolha rosa

Para tudo tem uma primeira vez. E todo gateiro já ficou, em algum ponto da vida, impressionado com uma “careta” que os gatos fazem ao cheirar algo diferente, novo ou muito interessante.

Bolha rosa

Pois é, essa carinha engraçada não é um sorriso, também não quer dizer nojo, nem que o odor captado foi ruim! Mas então, o que é?

Bolha rosa

É a resposta ou reflexo de flehmen, que acontece também em outros animais, como equinos, cervídeos, antílopes e bovinos.

Bolha rosa

Esse reflexo é facilmente observado quando um gato investiga a marcação urinária de outros gatos. Mas acontece em outras situações, como na inspeção de sapatos e sacolas que vêm da rua.

Bolha rosa

O gato (ou tigre, no caso      ) abre a boca e movimenta o lábio superior, permitindo que o ar carregue uma série de informações para o órgão vomeronasal (ou órgão de Jacobson).

Seta pontilhada branca
Bolha rosa

Localizado no crânio do gato, acima do céu da boca (palato), esse órgão tem uma papila que fica atrás dos dentes incisivos superiores. É por ali que o ar entra. E daí a caretinha que eles fazem.

Bolha rosa

Os estímulos captados percorrem caminhos no cérebro do gatinho que vão além do olfato. É como se eles sentissem o “gosto” do cheiro. Na verdade, eles estão extraindo informações valiosas.

Bolha rosa

Os feromônios fazem parte desses sinais sensoriais e químicos. Eles têm um papel muito importante nos comportamentos reprodutivos, sociais e territoriais.

Bolha rosa

Feromônios são específicos para cada espécie, ou seja, os sinais emitidos pelos gatos só fazem efeito em gatos; os de cães só fazem efeitos em cães e assim por diante.

Bolha rosa

Tanto machos quanto fêmeas apresentam o reflexo de flehmen. Além do órgão vomeronasal, outras estruturas estão envolvidas na detecção e interpretação dos feromônios, como o sistema olfatório.

Bolha rosa

ATENÇÃO: não se deve provocar essa reação. Aproximar objetos com cheiros marcantes de forma proposital pode causar incômodo, estresse e reações agressivas nos felinos. Não tem graça nenhuma!

Separador de seção creme

E aí, gostou de saber a explicação para mais esse encanto dos gatos? Bora aprender mais:

Consultora certificada em comportamento felino e canino. Pós-graduada em Comportamento Animal, única profissional sul-americana certificada pela Pet Sitters International.

Separador de seção creme

Letícia Orlandi