Você ainda acha que o passeio do seu cachorro é apenas para fazer as necessidades? Ou quem sabe para fazer bastante exercício e ficar cansadão?
Uma das partes mais importantes de um passeio, para o cão, é FAREJAR! Sim, cães veem o mundo por meio do nariz.
Farejando, eles obtêm um número gigantesco de informações. Cães possuem 60 vezes mais receptores olfativos na região nasal. A área do cérebro dedicada a essa função é 40 vezes maior do que a nossa.
Pelo olfato, cães são capazes de encontrar pessoas desaparecidas em escombros, detectar doenças como o câncer e encontrar explosivos.
Esse super poder canino precisa ser colocado em prática! Vamos conhecer agora cinco motivos para deixar seu cão farejar nos passeios:
Farejar é um estímulo que promove o gasto de energia física e mental. Ao exercitar o olfato, o cão atinge um estado de relaxamento muito maior do que conseguiria com uma caminhada rápida.
1
Você ganha um momento precioso para observar o comportamento dele e extrair insights das reações mais comuns. O que chama atenção do seu cachorro? Quais cheiros prefere?
2
Colocar o nariz para trabalhar e se inteirar das ‘fofocas’ dos outros cães por meio de suas marcações é um tipo de enriquecimento sensorial e cognitivo que reduz os níveis de estresse.
3
Farejar reduz a frequência cardíaca dos cães — quanto mais intenso é o comportamento de cheirar, mais a frequência se reduz, comprovando seu efeito relaxante.
4
Uma dose rotineira de ‘farejamento’ tem potencial para melhorar o comportamento do seu cão. Mais tranquilo, ele poderá ter mais foco nos treinos e atividades propostas em outros momentos do dia.
5
E aí, você sabia disso? Vai mudar um pouquinho sua rotina de passeios com seus cães? Lembre-se: cachorro cansado NÃO é sinônimo de cachorro feliz e mentalmente relaxado.
Saiba mais sobre as necessidades do seu cão: