7 maneiras de deixar seu pet mais confortável com visitas

As festas vêm aí e a hora de garantir o máximo de bem-estar para cães e gatos é agora!

Cães e gatos podem ter várias reações às visitas. Podem ficar animados, recepcionar alegremente os visitantes; ou podem ficar com medo, se esconderem, rosnar e latir.

Com a aproximação do fim de ano e o aumento das visitas de amigos e parentes, devemos tomar alguns cuidados para que as festividades não ameacem o bem-estar dos nossos pets.

Refúgio Locais em que os pets sabem que não serão incomodados. Em um quarto com pouco acesso de visitas, coloque comida, água, banheirinho, camas, tocas e, para gatos, superfícies elevadas.

Feromônios Na semana anterior à chegada das visitas, coloque difusores de feromônio sintético* na tomada do refúgio e dos cômodos em que o animal passa mais tempo.

*disponíveis em pet shops.

Orientação prévia Peça às visitas para não irem na direção dos animais ou se inclinarem sobre eles. É sempre melhor esperar que o cão ou gato venha interagir conosco.

Atividades Comedouros interativos, objetos adequados para roer, arranhadores, quebra-cabeças alimentares: prepare atividades para oferecer no refúgio e recompense sempre que o animal estiver por lá.

Treino Sentar ou ir para a caminha na chegada de visitas é uma habilidade útil, que deve ser ensinada gradualmente. As atividades do item 4 devem ser oferecidas periodicamente, e não só na festa.

Respeito Não dê bronca ou force o pet caso haja um comportamento indesejável. Ele age assim porque: - está ansioso, - não recebeu treinamento suficiente, - seu consentimento foi desconsiderado.

Escolhas Treinos devem ser feitos por meio do reforço positivo. O animal recebe recompensas quando atende ao pedido e passa a escolher exibir o comportamento desejado com frequência.

Considere buscar um profissional para ajudá-lo a apresentar positivamente novos estímulos ao pet, durante o ano. E quando já há um problema de sociabilização, também é possível amenizar.

As medidas devem considerar também a segurança, evitando que os convidados ofereçam alimentos inadequados, por exemplo. Visitas em casa com pet exigem supervisão e jogo de cintura.

Separador de seção creme

Vamos saber mais sobre bem-estar de pets na época de festas?

Consultora certificada em comportamento felino e canino. Pós-graduada em Comportamento Animal, única profissional sul-americana certificada pela Pet Sitters International.

Separador de seção creme

Letícia Orlandi