Fogos barulhentos são grandes vilões da época de festas
Seu cão tem medo do barulho dos fogos de artifício? Ou este será o primeiro réveillon dele com a família? Veja essas recomendações para que a festa não acabe em tragédia!
Não deixe seu cachorro sozinho. Se for sair, avalie a possibilidade de levá-lo com você (desde que no local de destino haja um cômodo protegido) ou contratar alguém para ficar com ele.
Se o cão já tiver o hábito de frequentar uma creche ou hospedagem, também pode ser uma opção viável para que ele não fique sozinho.
Aproveite o dia para gastar energia mental e física, com passeios, enriquecimento alimentar, brincadeiras e outras atividades que você já sabe que são prazerosas para ele.
Prepare um cômodo seguro, com janelas e cortinas fechadas, esconderijos/tocas e onde você possa colocar playlists próprias para cães, abafando o ruído externo.
Prepare um brinquedo recheável (pode ser com patê, sachê, alimentação natural e outros recheios que você já sabe que são seguros) para oferecer ao cão neste espaço.
O uso do difusor de feromônio sintético Adaptil neste cômodo também é indicado. O produto, disponível em pet shops, envia mensagens químicas reconfortantes percebidas exclusivamente pelos cães.
Existe a opção de aplicar Adaptil spray em uma bandana, desde que seu cão tenha hábito de usar acessórios no pescoço. O produto deve ser borrifado no tecido 15 minutos antes de colocar no animal.
Lembre-se de refrescar o ambiente, com ventilador ou ar condicionado, já que as janelas estarão fechadas.
No momento da queima de fogos, deixe que o cão escolha o que prefere fazer. Se ele buscar sua atenção, conforte-o, com tranquilidade.
E se ele quiser se esconder, permita. Exigir que o cachorro “enfrente” o medo causará um trauma muito maior.
Se o seu cachorro apresenta medo intenso/fobia em relação a barulhos, converse com o veterinário para avaliar a possibilidade de indicação de medicamentos (obs.: a acepromazina NÃO É indicada para fobias).
Essas são medidas emergenciais e paliativas para a época de festas. Durante o ano, é fundamental realizar treinos de dessensibilização com orientação profissional.
O pânico causado pelo barulho de fogos de artifício pode causar fugas, lesões (há cães que chegam a atravessar janelas e portas de vidro) e até mortes. Proteja seu amigo!