Recompense o cão por boas escolhas e bons comportamentos! Pode ser com comida, brinquedos, elogios e carinho, dependendo do que motiva seu peludo.
Se será necessário que ele esteja atento a você em uma situação com muitas distrações (por exemplo, um passeio na rua), leve recompensas alimentícias de alto valor. Descubra as preferências!
Use um tom de voz encorajador e carinhoso. Evite tons ríspidos. Os efeitos positivos do “pet-directed-speech” (discurso direcionado aos pets) têm comprovação científica!
A ciência mostra também que ensinar comportamentos por meio do reforço positivo, sem acrescentar punições (ainda que leves) à rotina dos cães, é a melhor maneira de se comunicar com eles.
Estabeleça metas realistas para as sessões de treino. Se o cão não estiver preparado para a tarefa, não vai adiantar pedir várias vezes. Ele não está sendo teimoso, só não está pronto.
Seja consistente! O treinamento e as atividades que melhoram a comunicação com seu cachorro devem fazer parte da rotina da família.
Atenda às necessidades mentais e físicas do cão. Rotina equilibrada de exercícios, treinos e enriquecimento, cuidados com a saúde — tudo isso contribui para que ele confie, escute e aprenda com você.
Entenda que os cães são indivíduos e não devem ser alvo de comparações. Os treinos para melhorar a comunicação entre humano e cão devem respeitar o ritmo de cada um.
Continue lendo e tenha uma relação mais harmoniosa com seu cachorro!