Estratégias para modificar comportamentos são influenciadas por aspectos que às vezes esquecemos
Muitos tutores buscam ajuda com seus cães apenas quando "não aguentam mais". Parece familiar para você? Pois então…
Cães não são carros, que você deixa no mecânico e busca após um determinado prazo. Não “consertamos” cães. Nós propomos um processo de aprendizado para restabelecer o bem-estar na convivência.
Profissionais éticos não vão apresentar um prazo de solução de comportamentos. Por quê? Porque sabemos que existem vários fatores influenciando essa jornada.
O tipo de situação Algumas questões apresentam melhora mais rapidamente do que outras. E se houver mais de um problema envolvido, será necessário ainda mais tempo.
O seu compromisso É o seu compromisso que vai levar à consistência nos treinamentos. Isso inclui tempo e dinheiro, é claro, mas especialmente sua disponibilidade emocional para o treino.
Há quanto tempo o problema existe Se um comportamento foi reforçado e repetido por anos, o tempo necessário para progredir provavelmente será maior.
Características individuais Cada cão tem um ritmo e devemos respeitar os limites. Contatos prévios com treinamento e o método utilizado anteriormente também interferem.
Consistência do manejo Se o seu cão sofre com a sua ausência, por exemplo, a disponibilidade que você tem para suspender saídas de casa afeta diretamente o progresso.
Métodos A utilização de ferramentas e métodos baseados na aversão, dor ou intimidação (exemplo: coleiras de choque, broncas, enforcadores) reduzem o repertório comunicativo do cão e afetam o treino.
Medicação Em alguns casos, é necessário recorrer à medicação. A resistência em procurar um veterinário comportamental para indicação correta vai impactar o progresso.
Saúde física Estudos comprovam que a dor e o incômodo causados por doenças e lesões afetam o comportamento e a evolução de uma intervenção comportamental.
Nem sempre é fácil identificar que um animal está com dor, afinal, ele corre, come, brinca. Por isso, em muitos casos, o cachorro fica meses ou anos sem tratamento adequado.
A melhor hora para procurar uma consultoria comportamental para seu cão é quando você acha que NÃO PRECISA. Ao fecharmos os olhos, o problema cresce e chegamos a um desgaste.
E a tendência será buscar uma solução rápida, que na verdade não existe. Mas esse caminho pode prejudicar a relação entre você e seu cão. Aprendizado não é um processo linear — o retrocesso faz parte.
Procure profissionais que aplicam a metodologia positiva. Saiba mais: