Posso passear com meu cachorro sem a guia?

Especialmente em ambientes urbanos, hábito traz riscos enormes para você, seu cão, outras pessoas e animais

Alguns tutores têm o sonho ou meta de ter um cão “tão obediente e calmo que possa andar sem guia”. Mas será que basta sociabilizar e treinar bem o cachorro, que tá tudo certo com essa ideia?

NÃO. Em várias cidades e estados brasileiros, existem inclusive leis que proíbem o passeio sem coleira e guia, sendo passível de multa e de classificação como maus-tratos.

Além da legislação, que varia de local para local, existem muitas outras razões para que você não ande com seu cachorro fora da guia. Vamos conhecer as 7 principais.

Outros cães na rua Ainda que o seu cão seja sociável, os outros cães que estão na rua (com tutores ou não) podem não ser. Conflitos podem gerar medo, fugas e traumas emocionais.

A briga física pode causar lesões e doenças graves, tanto nos cães quanto em pessoas que tentarem apartar a briga, o que inclui você.

Distrações Por mais atento que você seja, uma olhada no celular ou alguém pedindo informação pode desviar seu olhar justo na hora em que seu cão atravessa a rua, aumentando o risco de atropelamento.

Imprevistos Barulhos de foguetes, escapamentos mais ruidosos e acidentes de trânsito podem assustar até o cão mais calmo. Diante de um susto tão grande, ele pode fugir.

Interações perigosas Crianças e adolescentes podem interagir de forma inadequada e deixar o cão com sensação de encurralamento. Ele pode reagir de forma brusca, ainda que esteja habituado a crianças.

Situações específicas Há pessoas que têm medo e fobia de animais, inclusive de cães. É um problema sério. Independentemente do tamanho, o animal solto pode ser uma razão para o pânico.

Ingestão de dejetos O cão que anda solto tem muito mais chances de ingerir lixo, alimentos estragados, ossos, aves e ratos mortos, ficando sujeito a intoxicações, perfurações e envenenamento.

Dores repentinas Lesões e doenças (diagnosticadas ou não) podem gerar quadros de dor repentinos e desencadear reações também repentinas, predispondo o animal a uma agressão ou fuga.

Nós compartilhamos locais públicos com outras pessoas e animais bem diferentes entre si. Para viabilizar a convivência e o bem-estar de todos, são necessárias leis, conhecimento, reflexão e ética.

E existe uma alternativa para dar mais liberdade ao seu cão em espaços públicos: a guia longa. Com essa ferramenta e o treinamento adequado, vocês poderão curtir muitos passeios juntos.

Separador de seção creme

Quer saber mais sobre o bem-estar dos cães em ambientes urbanos?

Consultora certificada em comportamento felino e canino. Pós-graduada em Comportamento Animal, única profissional sul-americana certificada pela Pet Sitters International.

Separador de seção creme

Letícia Orlandi