Rebeldia, provocação, convicção de que são as únicas belezas que podem existir numa casa: o que explica esse comportamento?
“uma casa com gatos não precisa de esculturas” Já desistiu de ter enfeites e bibelôs? Não pode deixar nada nas bancadas? Acha que seus gatos têm um plano para impedir que qualquer coisa fique de pé?
Há algumas situações em que a gente se pega pensando: “ele fez só para provocar”. Fico feliz em dizer que não é verdade! Gatos não derrubam objetos porque são pirracentos ou provocadores.
Vamos abandonar essas explicações que antropomorfizam os animais (atribuem a eles características e valores humanos) e procurar as verdadeiras causas!
Gatos adoram ver pequenos objetos em movimento. Eles são caçadores por natureza e sentem falta desse estímulo. Para espantar o tédio, eles podem improvisar com o que encontram pela frente.
Separe 30 minutos por dia e divida em 2 ou 3 sessões de brincadeira, fazendo rodízio de brinquedos. Se você tem vários gatos, cada um deve ter um momento individual. Gatos não caçam em grupo.
Oferecer atividades de “caça ao alimento”, com os quebra-cabeças alimentares, também é uma ótima forma de ocupar a energia, as habilidades caçadoras e motoras dos felinos. Eles amam usar as patas!
Deixe brinquedos à mão, “escondidos” em várias partes da casa. Sempre que perceber o movimento do gato em direção a uma “zona de perigo”, direcione-o ao brinquedo ANTES que ele acesse o local.
Outra forma de direcionar é TREINAR. Gatos são muito inteligentes e aprendem vários comportamentos que, além de fofos, fornecem estímulos cognitivos e bem-estar mental.
O treinamento com reforço positivo ensina a subir em locais próprios (desviando da bancada da cozinha, por exemplo), ajuda no uso positivo da caixa de transporte, corte de unhas, medicação, exames…
Uma ótima opção é o uso do clicker, um aparelhinho que faz um clique (semelhante ao de uma caneta retrátil) para marcar o comportamento desejado, seguido da recompensa.
Entre em contato com um profissional de comportamento. Treinar nossos gatos é um excelente caminho para melhorar nossa comunicação, vínculo e convivência com eles.
Precisamos também fazer o MANEJO preventivo. Evite deixar objetos frágeis nos locais em que o gato tem acesso e forneça pontos interessantes para ele subir, como áreas próximas das janelas.
Se você chega perto, acha graça, interage e pede pra não jogar, está reforçando, incentivando. Se o objeto que caiu não for perigoso, recolha depois.
Não reforce! QUÊ???
Por outro lado, se você der bronca, borrifar água, fazer barulhos para assustar e outras punições, vai conseguir apenas que seu gato tenha MEDO de você e passe a fazer escondido.
Até pode funcionar na hora, mas não impede a reincidência! E ainda reprime um comportamento natural, prejudicando o bem-estar do animal. Não vale a pena.
Sabe o que vale a pena? Conhecer isso aqui: