Consultoria

MANEJO E ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL

CONHEÇA MAIS SOBRE O SERVIÇO DE CONSULTORIA

O que é? Como funciona? Tudo o que você precisa saber!

Você dá muito carinho, ração da melhor qualidade, é atento às vacinas, mas mesmo assim seu gato ou cachorro apresenta comportamentos que atrapalham a harmonia da casa ou demonstram que ele está incomodado com alguma coisa? A fonte desses problemas pode estar em algo simples, relacionado ao ambiente em que o animal passa a maior parte do tempo, por exemplo. Mas problemas comportamentais exigem uma investigação profunda sobre a rotina, história de vida e saúde global do pet, sempre em parceria com o médico veterinário de confiança.

 

Vou te contar um segredo: convivo com animais desde a infância, mas só fui descobrir várias coisas que estavam fazendo de “errado” quando busquei cursos para minha qualificação. Uma caixa de areia que não é ideal para o gatinho; uma forma de oferecer alimentação que não favorece o estímulo ao cão; a ilusão de que vamos chegar com um novo animal em casa e de que ele automaticamente se dará bem com os pets residentes…

 

Esses deslizes não se deviam à falta de comprometimento ou amor pelo bichinho (pelo contrário, rs); e sim à falta de conhecimento. Hoje, faço questão de compartilhar o que eu aprendi.

 

Pensando nisso, associei-me à International Association of Animal Behavior Consultants (IAABC – Associação Internacional de Consultores de Comportamento Animal). Os objetivos da IAABC são apoiar a prática de consultoria em comportamento animal, fornecer qualidade, educação baseada em evidências e orientação de pares e supervisores, além de fornecer recursos para tutores de animais que precisam de orientação.

 

Os consultores devem buscar e manter a competência em consultoria e treinamento em comportamento animal por meio de educação continuada e experiência prática. A associação entende que os consultores de comportamento animal podem ajudar os tutores a gerenciar e modificar comportamentos problemáticos e, nesse processo, ajudam a fortalecer o relacionamento entre os humanos e seus animais de estimação.

 

É importante que você saiba também que membros da IAABC, como eu, trabalham para disseminar o uso de reforço positivo e eliminar o uso de punição ao trabalhar com clientes animais e humanos (abordagem LIMA – “least intrusive, minimally aversive” – menos invasivo possível, minimamente aversivo). O consultor deve tratar cada indivíduo com respeito e consciência da natureza da espécie, preferências, habilidades e necessidades individuais do aluno.

 

A CONSULTORIA FUNCIONA ASSIM: marcamos um primeiro encontro, com duração de 1h a 1h30, em que será feito o diagnóstico e apresentadas as orientações para amenizar o problema. Durante 15 dias, será feito o acompanhamento a distância. A última etapa será uma visita de retorno, para avaliar o que funcionou melhor e o que ainda precisa mudar.

DICA DA TIA LETS 

Vai adotar seu primeiro bichinho, independentemente de ser filhote ou adulto? Vai introduzir um novo bichinho em uma casa que já tem um gato ou cachorro? Procure o serviço de consultoria para PREVENIR problemas comportamentais e na sua relação com os pets.

SOLICITE UM ORÇAMENTO

DEIXE SEU CONTATO E RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Procurando marcas, empresas e profissionais de confiança?
Conheça os parceiros Pets da Lets! 😊