03 out Qual o estilo de arranhar do seu gato?
Horizontal, vertical ou misto? Corda, papelão ou carpete? Veja porque arranhar é tão importante para os bichanos
Gatos são o tema de muitos virais e memes. São fofinhos. Adoráveis. Macios. Companheiros. Mas, quando vc menos espera, eles estão cravando as garras no seu sofá e até na calça jeans que você está vestindo neste momento. Para prevenir o pior — ou seja, o abandono de mais um gatinho incompreendido — é importante entender PORQUE os gatos arranham e como direcioná-los a locais próprios para isso. Embora gatinhos que vivem dentro de casa talvez não precisem se defender de predadores ou buscar comida, seu instinto de manter as garras prontas para se proteger e caçar persiste. A arranhadura tem uma série de funções:
- o movimento de arranhar mantém a força das patinhas;
- a arranhadura remove a camada externa e já desgastada da unha;
- ao arranhar, as almofadinhas da pata do gato liberam odores de marcação de território;
- arranhar é uma atividade calmante e que demonstra contentamento do gato;
- arranhar é uma forma de espantar o tédio. Se o gatinho não tiver nada para fazer, pode apostar que ele vai criar um projeto pessoal e fazer picadinho de alguns objetos na casa.
Beleza, então agora sabemos que há vários motivos maravilhosos para que o gato arranhe superfícies, objetos e pessoas. Mas você sabia que cada gatinho tem uma posição preferida para arranhar? Esse detalhe pode fazer a diferença para que ele escolha utilizar o arranhador (e não o sofá) para afiar as garrinhas.
O estilo de arranhar do seu gato
Determinar qual é a posição em que seu gato prefere arranhar vai ajudar você a escolher arranhadores que seu bichano realmente goste de usar.
Gatos que arranham na horizontal
Se você observou que seu gato prefere arranhar tapetes e carpetes, ele pode preferir uma superfície plana. Arranhadores de papelão são os mais comuns para esse caso, mas há opções revestidas com carpete e outros tecidos ásperos.
Gatos que arranham na vertical
Se seus gatinhos preferem se esticar do chão ao braço do sofá, arranham costas de cadeiras e cortinas, provavelmente ele vai preferir um poste de arranhar ou um arranhador que pode ser fixado na posição vertical, seja na parede ou na própria quina do sofá.
Gatos que arranham nas duas posições
Se você tem mais de um gato ou tem um gatinho que arranha em locais muito diferentes, existem modelos que oferecem a possibilidade de arranhadura nas duas posições. Arranhadores em forma de poste, cubo ou rampa têm ainda a vantagem de servirem como tocas ou esconderijos, que os gatos adoram.
Além da posição, será bastante útil se você conseguir observar o tipo de material preferido pelo gato: sisal, papelão, corda, imitações de carpete…
Estimulando seu gato a arranhar “certo”
Uma boa dica é deixar vários tipos de arranhadores disponíveis, até que você consiga identificar os preferidos. Outra ideia interessante é espalhar catnip nos objetos que devem ser arranhados. Brincar com ele em cima ou próximo dos arranhadores é outra atividade que fará bem ao gatinho e aos seus móveis. Uma outra alternativa é o uso do Feliway Spray nos locais em que você não deseja a arranhadura.
Sempre que ele arranhar no local certo, elogie, faça festa e ofereça petiscos, assim ele fará uma associação positiva. Passe as suas próprias unhas no arranhador também, despertando o interesse do animal pela superfície e por imitar o seu gesto.
Além disso, é importante manter as unhas do gatinho aparadas. Você mesmo pode cortar, desde que com a orientação apropriada; ou pode pedir a um profissional experiente — por exemplo, a Tia Lets.
Dica da Tia Lets
Oferecer muito amor em forma de interação, brincar por pelo menos meia hora todos os dias e presenteá-lo com brinquedos (que podem ser feitos por você mesmo com custo zero e pouquíssimo gasto de tempo – uma bolinha de papel alumínio, um tubinho de papel higiênico com petiscos, por exemplo) também são medidas importantes para que seu gato tenha opções mais atraentes para liberação do stress/tédio e gasto de energia do que picotar a decoração.
Comentários do Facebook